Alterações na matéria orgânica e nas características químicas de um Podzol hidromóffico sob pastagens cultivadas no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

AUTOR(ES)
FONTE

Corumbá: Embrapa Pantanal

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Estudou-se uma cronosseqüência de introdução de pastagens cultivadas em áreas com 10 e 20 anos de implantação, tendo uma área de Cerrado intacto como referência. Coletaram-se amostras até 40cm de profundidade ao longo de dois transectos, para cálculo dos estoques de C e N e determinações químicas. Também abriram-se trincheiras e coletaram-se amostras de solo até 1m de profundidade, para estudo das variações nos conteúdos de C e N no perfil. Após 10 anos de cultivo, o solo apresentou aumento no teor de bases trocáveis e na capacidade de troca catiônica, e diminuição da acidez. Entretanto, após 20 anos, os teores de bases trocáveis e a capacidade de troca catiônica diminuíram e a acidez aumentou, indicando tendência do sistema de retornar ao equilíbrio antigo. O fósforo apresentou diminuição nos teores em função do cultivo, porém, após 20 anos de cultivo os seus teores ainda eram satisfatórios. Observaram-se redução de 28% no conteúdo de C na camada de 0-40cm na área sob pastagem de 20 anos e alteração na proporção relativa das frações húmicas. No Cerrado intacto e na pastagem de 20 anos predominou a fração ácido fúlvico; sob pastagem de 10 anos, humina. Não se observou diferença significativa nos conteúdos de nitrogênio entre as áreas estudadas.

ASSUNTO(S)

solo característica química matéria orgânica bases trocáveis acidez carbono orgânico nitrogênio fracionamento frações húmicas pastagem cultivada pantanal soil chemical characteristics organic matter exchangeable cations acidity organic carbon nitrogen fractionation humic fractions cultivated pasture

Documentos Relacionados