Alinhamento estratÃgico de clubes de futebol ao ambiente de negÃcios: uma anÃlise dos clubes AtlÃtico Mineiro e Cruzeiro / Strategic alignment of football clubs to the business environment: an analysis from Atletico Mineiro and Cruzeiro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Embora o Brasil possua o melhor futebol do mundo e represente um grande negÃcio para os seus investidores, nota-se que a maioria dos clubes ligados a este esporte precisa avanÃar em relaÃÃo a profissionalizaÃÃo de sua gestÃo. Mediante este cenÃrio, surgiu o interesse da realizaÃÃo deste estudo que, por sua vez, teve como propÃsito avaliar o alinhamento estratÃgico dos Clubes AtlÃtico Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negÃcios do futebol. Para um primeiro contato com a situaÃÃo a ser pesquisada, foi realizado um estudo exploratÃrio a fim de descrever o ambiente de negÃcios do futebol no qual os dois clubes estÃo inseridos. Na fase seguinte, conduziu-se uma pesquisa descritiva qualitativa junto aos gestores dos clubes analisados, procurando identificar a estrutura, a dinÃmica e as estratÃgias gerenciais utilizadas na administraÃÃo dos mesmos. Por fim, procurou-se verificar o alinhamento estratÃgico dos clubes ao seu Ambiente de NegÃcios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o Cruzeiro Esporte Clube, alÃm de apresentar um nÃmero maior de variÃveis alinhadas ao seu Ambiente de NegÃcios, tem procurado ajustar os seus recursos e seus processos com as estratÃgias de atuaÃÃo no mercado. O Clube AtlÃtico Mineiro, por sua vez, dispÃe de um nÃmero menor de variÃveis alinhadas ao ambiente de negÃcios decorrentes de instabilidades internas verificadas no perÃodo, bem como a falta de tÃtulos significativos nos campeonatos que disputou.

ASSUNTO(S)

estratÃgias gerenciais alinhamento estratÃgico managerial strategies strategic alignment ambiente de negÃcios administracao de empresas soccer futebol business environment

Documentos Relacionados