Agricultura familiar com base tecnolÃgica orgÃnica: potencial de expansÃo no TerritÃrio Sudoeste do Paranà / Family agriculture based on organic technology: potential expansion of Territory Southwest of ParanÃ.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A partir de um estudo de caso da APOP â AssociaÃÃo de Produtores OrgÃnicos de PÃrola do Oeste/PR, identificamos dificuldades que a agricultura familiar com base tecnolÃgica orgÃnica enfrenta para expandir-se no TerritÃrio Sudoeste do ParanÃ. Resgatamos informaÃÃes para entendimento da dinÃmica territorial enfatizando, a partir de 1950, quando as familias dos associados à APOP chegaram ao municÃpio e adquiriram suas propriedades agrÃcolas. O estudo contempla a opiniÃo das organizaÃÃes da agricultura familiar (Sistema Cresol, Sistema Coopafi, Sisclaf, CooperiguaÃu, Assesoar), iniciativa privada (Gebana, Gralha Azul) e governo (Emater). Identificamos experiÃncias locais da agricultura orgÃnica por municÃpios para demonstrar a territorializaÃÃo que ocorre no Sudoeste do ParanÃ. O potencial de expansÃo da agricultura orgÃnica à defendido por todos os entrevistados, ainda que, com divergÃncias de como fazÃ-lo. As concordÃncias estÃo em torno das atividades que tem maior potencial de se expandir, sendo citadas a horticultura e o leite orgÃnico. As argumentaÃÃes defendem que para estas atividades o modelo orgÃnico nÃo gera mais trabalho que o modelo convencional. As organizaÃÃes entrevistadas propÃem à agricultura familiar investir na produÃÃo de alimentos para a populaÃÃo do TerritÃrio.

ASSUNTO(S)

family farm organic agriculture agricultura familiar orgÃnica potencial de expansÃo territorialidade expansion potential territoriality geografia

Documentos Relacionados