Afetividade e corporeidade na ética de benedictus de spinoza. / Corporéité et de l affectivité dans l éthique de Benedictus de Spinoza.
AUTOR(ES)
Daniel Figueiredo de Oliveira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
31/05/2010
RESUMO
O foco principal desta pesquisa é a Ética de Benedictus de Spinoza, tendo como problemática, a afetividade enquanto pura atividade afetiva e a corporeidade como construção e afirmação do corpo. A análise dos principais conceitos da Ética, no que refere a afetividade e a corporeidade, revela as aproximações entre a dinâmica dos afetos e a afirmação do corpo, tendo como elemento agregador destas relações, a própria estrutura ontológica e passagem à uma política. Em um segundo momento a discussão acerca da singularidade e composição se torna importante, no sentido que, as manifestações corporais esboçam o andamento de nosso conhecimento das causas, desencadeando assim, a discussão acerca do Bem e do Mal e da efetivação da liberdade. No último ponto de nossa pesquisa, transito nos conceitos spinozistas, partindo do corpo afirmado como modo finito da substância absolutamente infinita, assim como, existente e potencializador de novos encontros e existências afetivas e corporais. Portanto, a afetividade e a corporeidade serão discutidas, tendo como plano de fundo, a dinâmica dos afetos e a afirmação do corpo, assim a construção de si torna-se necessária e potencializante, transferindo e atravessando potências, realizando-se numa realidade totalmente suscetível e possibilitadora dos encontros potencializantes.
ASSUNTO(S)
potência corporeidade afetividade spinoza etica affectivité spinoza corporéité puissance
ACESSO AO ARTIGO
http://www.uece.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=374Documentos Relacionados
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