A via excêntrica: Hölderlin e o projeto de uma nova estética / The eccentric path: Hölderlin and the project for a new aeshtetics
AUTOR(ES)
Ulisses Razzante Vaccari
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
30/03/2012
RESUMO
A presente tese procura expor as linhas gerais do projeto estético de Hölderlin, tal como ele procurou realizá-lo entre 1793 e 1797. Anunciado em diversas cartas como uma tentativa de encontrar o princípio esclarecedor das oposições do espírito, tais como natureza e liberdade, sujeito e objeto, eu e não-eu, esse projeto estético toma por base a relação entre filosofia e poesia tal como a estabeleceu Kant na Crítica da Faculdade de Julgar, em especial na seção em que trata das ideias estéticas, da imaginação produtiva e do gênio, bem como aquela estabelecedia por Schiller em Sobre graça e dignidade, na medida em que este último procura fundar uma estética objetiva a partir dos esforços iniciados por Kant nesse mesmo sentido. Mas é principalmente ao entrar em contato com a filosofia da Doutrina-da-ciência, de Fichte, que Hölderlin vislumbra todo o potencial dessa relação entre filosofia e poesia. Em sua obra, afinal, Fichte atribui à imaginação criadora um papel ainda mais importante do que Kant, na medida em que, para aquele, a imaginação constitui a origem das separações encontradas no eu. O fato, porém, de que Hölderlin não realiza sua anunciada estética na forma teórica não impede de vê-la executada poeticamente em seu romance de formação Hipérion ou o eremita na Grécia. Assim como o filósofo da Doutrina-da-ciência reduz as oposições encontradas no eu à imaginação por meio do método da determinação recíproca, também Hipérion, na medida em que realiza a passagem da natureza para o âmbito da liberdade e da poesia, é capaz de unificar as oposições próprias da via excêntrica.
ASSUNTO(S)
imaginação imagination philosophy poesia poetry reciprocal determination via excêntrica filosofia determinação-recíproca eccentric via
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