A valorização do antigo pelo novo: o panorama da inserção de arquitetura contemporânea nos conjuntos históricos tombados de Mariana e Ouro Preto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A inserção de arquitetura contemporânea em conjuntos históricos tombados no Brasil é um tema ainda pouco explorado, que apresenta um rol de intervenções isoladas, onde ocorrem mais pastiches e reconstruções. Com o intuito de aprofundar esta discussão, foi proposto o estudo O panorama da inserção de arquitetura contemporânea nos conjuntos históricos tombados de Mariana e Ouro Preto. A escolha destas duas cidades foi em função de elas terem sido palco das primeiras ações do IPHAN, e ainda, por possuírem exemplares de todas as correntes arquitetônicas desde a ocupação do território mineiro. Como ponto de partida foi feita uma revisão dos principais documentos produzidos nos encontros referentes à preservação do patrimônio cultural em todo o mundo, ilustrados com as mais arrojadas experiências internacionais. Em seguida, buscou-se compreender como ocorreu a tradução destes conceitos para o contexto brasileiro, através do estudo da evolução das tipologias arquitetônicas e a análise dos projetos de revitalização das principais cidades brasileiras. Enfim, abordou o objeto de estudo com a construção de um histórico dos aspectos arquitetônicos das cidades de Mariana e Ouro Preto, ressaltando a inserção de novas arquiteturas. Em caráter comparativo, são apresentados os estudos de caso: a Residência do Arcebispo de Mariana e o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG. Assim se buscou avançar no conhecimento de uma questão sempre polêmica e também identificar possíveis soluções.

ASSUNTO(S)

renovação urbana teses. arquitetura teses. patrimônio histórico mariana (mg) ouro preto (mg) teses arquitetura comtemporânea.

Documentos Relacionados