A trajetória da educação matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos Matemática (1982) e Matemática e realidade (2005)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Essa pesquisa tem por objetivo mostrar o processo de disciplinarização da Matemática no Brasil, por meio das mudanças e permanências percebidas no manual didático. A investigação insere-se no campo da História das Disciplinas Escolares, em particular, da Educação Matemática. O livro didático de Matemática fez parte das mudanças históricas pelas quais passou o Brasil e atesta essas mudanças no próprio ensino. A investigação foi dividida em duas partes, quais sejam: a pesquisa histórica e a pesquisa comparativa. Esta última foi realizada em duas coleções de livros didáticos de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antônio Machado, publicadas em momentos distintos: Matemática (1982) e Matemática e Realidade (2005). A pesquisa histórica mostra que o desenvolvimento da Matemática Escolar também não ocorreu de forma linear, sua consolidação como disciplina foi fruto de tensões, interesses e apelos de determinado tempo histórico, seja no aspecto social, cultural, religioso, político e/ou pedagógico. A Educação Matemática no Brasil teve sua origem na escola militar e passou por várias fases caracterizadas inicialmente pela ênfase na formação acrítica e prática, depois como instrumento de distinção social, de racionalização e, atualmente, de formação cidadã. Independentemente disso, as modificações pelas quais o ensino de Matemática passou dependeu quase que exclusivamente do tempo histórico, que definia suas finalidades. Matemática foi publicada num momento de transição política de ditadura para o início de uma política democrática. Já Matemática e Realidade foi publicada em um momento de consolidação democrática. A análise comparativa revelou que houve mudanças significativas no ensino da Matemática no período de 1982 e 2005, principalmente em relação à resolução de problemas. Essas mudanças foram influenciadas principalmente pelo currículo construído a partir das legislações vigentes da época e, na coleção de 2005, pelas propostas curriculares e metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi possível identificar questões envolvendo os métodos, perceber a relevância de conteúdo e distinguir os objetivos da disciplina em momentos distintos da educação brasileira, o que possibilitou inferir sobre a postura metodológica dos professores que utilizavam os livros na ocasião. Espera-se que os resultados apresentados sejam importantes para a pesquisa histórica das disciplinas e que permitam a compreensão das finalidades do ensino da Matemática até a atualidade e também da origem e do porquê das práticas hoje existentes e utilizadas em sala de aula, abrindo assim um leque de possibilidades para mudanças.

ASSUNTO(S)

livro didático currículo livros didáticos - matemática mathematics história das disciplinas matemática resolução de problemas educacao matemática - estudo e ensino history of disciplines textbook troubleshooting curriculum

Documentos Relacionados