A theoretical overview on the expression of time in digital cinema
AUTOR(ES)
Kawamoto, Marcia Tiemy Morita
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/11/2019
RESUMO
Resumo O propósito deste artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas teóricas, como a noção de pós-cinemático de Steven Shaviro e pós-fílmico de Garret Stewart em busca de melhor compreender as consequências da tecnologia digital para a imagem e narratologia do cinema. A hipótese é que o tempo da ficção contemporânea pode ser uma prolongação e um efeito da condição pós-moderna, se desdobrando em uma sensação de constante presença por meio da falta de um movimento real e materialidade da forma digital. Mais especificamente, eu combino o que o debate teórico contemporâneo tem a oferecer sobre o tema do index do filme ou sua falta.Abstract The purpose of this essay is to present and discuss different theoretical perspectives, such as Steven Shaviro’s post-cinematic and Garret Stewart’s postfilmic notions, in a search to better understand the consequences of digital technology to film image and narratology. Its hypothesis is that contemporary fiction time might be a prolongation and an effect of the postmodern condition, unfolding in a sense of continuous presentness through the lack of actual movement and materiality of the digital form. More specifically, I combine what the contemporary theoretical debate has to offer on the issue of the index film, or its lack.
Documentos Relacionados
- Cinema digital: a transformação do olhar
- Theoretical and experimental study of the effects of scale-up on mixing time for a stirred-tank bioreactor
- EAD Digital : em busca de uma compreensão teórica da área
- Cinema digital: novos suportes, mesmas histórias
- Mobilizing a pluralist theoretical approach to understand microlending digital platforms: the AfricaMC case