A segunda geração de latino-americanos na Região Metropolitana de São Paulo / The second generation of latinos in São Paulo metropolitan area

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/06/2012

RESUMO

O novo fluxo imigratório para o Brasil, caracterizado pela forte presença de latino-americanos, data de pelo menos 40 anos. Um contingente expressivo de famílias imigrantes se formou em São Paulo, tanto em função do processo de reunificação familiar, quanto devido à formação de novas famílias. Esses processos trazem à tona a questão da segunda geração e a geração 1.5. Conforme definido por Waters, Kasinitz, Mollenkopf (2004), a segunda geração e a geração 1.5 são compostas por pessoas cujos pais eram imigrantes, mas que nasceram ou foram substancialmente criadas no país receptor. Mas apesar da presença visível dessa nova geração em São Paulo, pouco se conhece sobre esses "novos" brasileiros. Esse estudo visa conhecer a segunda geração dos imigrantes latino-americanos na Região Metropolitana de São Paulo. Para tal, analisa as informações do Censo Demográfico 2000 sobre a segunda geração de latino-americanos, a distribuição de estudantes estrangeiros a partir do Censo Escolar 2010 e os dados coletados em pesquisa de campo com alunos de uma escola pública em São Paulo.

ASSUNTO(S)

filhos de imigrantes - são paulo região metropolitana de (sp) latino americanos - paises estrangeiros imigrantes - são paulo região metropolitana de (sp) children of immigrants latin americans immigrants são paulo metropolitan area (sp)

Documentos Relacionados