A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
AUTOR(ES)
Dalila Doring Sousa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002
RESUMO
Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético.
ASSUNTO(S)
pintura barroca contra-reforma na arte
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000242101Documentos Relacionados
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