A produção social da cidade. Os discursos legitimadores da segregação sócio-espacial no interior paulista: Ribeirão Preto 1889-1930.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Pretendemos, no presente trabalho, fazer uma análise das representações sobre o espaço urbano de Ribeirão Preto, entre o final do século XIX e o começo do século XX. É o momento da chamada modernização das cidades, em que as mais recentes técnicas e equipamentos importados da Europa possibilitaram a transformação do ambiente urbano, no sentido de um maior controle, delimitação e normatização das atividades sociais realizadas neste espaço. Neste momento, temos também, o fim do Regime Escravocrata (1888) e a Proclamação da República (1989). Ou seja, as bases sociais em que uma elite dominante assentava-se desde o Período Colonial, passando pelo Império, perderam sua legitimação no novo sistema que surgiu a partir de então. Assim, nossa idéia é articular as intervenções feitas na cidade com a reorganização das relações de poder na sociedade republicana nascente.

ASSUNTO(S)

brasil - história - república velha, 1889-1930 cidades médias planejamento urbano - aspectos sociais classes sociais e grupos de interesse ribeirão preto (sp)

Documentos Relacionados