A política de formação de professores para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : oferta de formação superior no RS (1996-2006)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A pesquisa sobre a oferta de formação de professores para Educação Infantil – EI e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – AIEF no período de 1996-2006 tem origem em um momento histórico paradigmático em que a discussão acerca da formação dos professores é demarcada por um novo ordenamento legal, ao mesmo tempo em que, após 35 anos, o EF também é redefinido. Em meio a esta conjuntura, as forças nacionais assumem "em consenso" que a formação docente é prioridade para acelerar a reversão do precário quadro da educação brasileira e do Rio Grande do Sul, apesar dos avanços nos últimos anos. As opções dos atores são tecidas na complexa rede de influências do macro cenário mundial e nacional e são traduzidas pelos agentes formuladores dos textos do ordenamento legal, das políticas e dos programas. Diante do desafiante contexto, foi oportuno fazer este diagnóstico, descrevendo a configuração da oferta de cursos de formação de docentes para a EI e AIEF, revelando os diferentes atores que interagerem no palco de disputas e na relação das propostas do período investigado com as demandas da Educação Básica (EB). Este diagnóstico compõe o quadro de referências para avaliação da política de formação dos professores e os programas que marcaram o período de 1996 a 2006. A autora utiliza o desenho heurístico das artes cênicas para construção do texto que dialoga com as categorias de Stephen Ball para organizar os elementos da dissertação. A discussão sobre a oferta da formação e sua relação com EB implicou na revisão de conceitos que informam sobre o conjunto de aspectos que revelam o processo de profissionalização do exercício do magistério ou profissionalização dos contextos de trabalho como também nomear a identidade e relações dos entes federados. Para tratar desta discussão, foi necessário revisar conceitos, tecer problematizações sobre o campo de políticas educacionais e selecionar dados que serviram de ferramentas de análise da realidade. A origem de todo processo está na concepção de que a profissionalização passa pela formação em nível superior, e esta se constitui um direito porque promove a formação humana para o pleno exercício da cidadania responsável. As considerações finais de pesquisa apontam para o desafio de planejar estrategicamente a formação, aliando-a à valorização do magistério e promovendo intervenções sócio-culturais visando ressignificar o exercício do magistério como profissão. Isto requer ações planejadas para a efetivação das metas do PNE, constituindo políticas de Estado e não apenas de governo. A dissertação culmina com a concordância dos pressupostos de autores que analisam a política como "trajetória" e não como situações episódicas, por isso o cuidado em incluir a trama de atores diferenciados na configuração da política.

ASSUNTO(S)

rio grande do sul oferta y demanda de la enseñanza. professor política de la formación formação prática pedagógica profesionalización de la enseñanza metas pne política educacional globalización de la política de la formación formación y vinculación con la educación básica derecho social

Documentos Relacionados