A poética do vernáculo: os painéis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro / A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2010

RESUMO

O objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, a documentação e a análise da produção de painéis em pastilhas de vidro do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacuna não preenchida, no campo acadêmico, que é a análise e a documentação historiográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros ou capitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury, com o qual manteve parceria em muitos projetos. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental.

ASSUNTO(S)

mosaico geraldo queiroz mural na modernidade artes artistas brasileiros mosaicos queiroz, geraldo crítica e interpretação panels in modernity

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