A poÃtica do nÃo - dito em RosÃngela RennÃ
AUTOR(ES)
Rosemary Monteiro Gondim
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O presente trabalho faz uma reflexÃo sobre a fotografia e a arte contemporÃnea, tendo como base principal a obra da artista plÃstica RosÃngela Rennà nas obras Hipocampo, Bibliotheca, Imemorial, SÃrie Vermelha, todas pensadas sob a dimensÃo dos conceitos de alegoria, museologia, memÃria. Para isso, seguimos uma trilha de investigaÃÃo de seu trabalho a partir do que caracteriza uma teoria crÃtica da comunicaÃÃo, particularmente, no tocante ao conceito de alegoria de Walter Benjamin. Aqui, orientamos o debate do alegÃrico na arte contemporÃnea com base na tentativa de sua atualizaÃÃo por Craig Owens, que o descreve como a apropriaÃÃo, o sentido de ruÃnas/fragmentaÃÃo e, por fim, a acumulaÃÃo, baseada na fotomontagem. Rennà desloca a dinÃmica da fotografia, dandolhe outras possibilidades de uso da linguagem fotogrÃfica, rompendo com o sentido de sua representaÃÃo social. Neste processo de recodificaÃÃo do cÃdigo fotogrÃfico, atravÃs dos mecanismos de sua prÃpria desconstruÃÃo, utiliza-se de diversas linguagens como artes plÃsticas e literatura
ASSUNTO(S)
arte contemporÃnea museologia memÃria allegory museology alegoria memory fotografia photography comunicacao contemporary art
Documentos Relacionados
- Uma poÃtica audiovisual da transgressÃo em Jomard Muniz de Britto
- A modernidade poÃtica em Charles Baudelaire e Walter Benjamin
- RapsÃdia em vermelho: a poÃtica de Jean-Claude Pinson
- Musa fragmentada: a poÃtica de Carlos Pena Filho
- Graciliano Ramos e SebastiÃo Salgado: significaÃÃo, intensidade e tensÃo numa poÃtica do fragmentÃrio