A personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos
AUTOR(ES)
Rodrigues, Sergio Manoel
FONTE
Let. Hoje
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-06
RESUMO
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais características da personagem teatral, a fim de se verificar os elementos que constituem o ser fictício na dramaturgia e, assim, analisar os perfis e as relações existentes entre as personagens da peça em questão. Evidenciando, portanto, a marginalidade social e suas consequências (agressões, roubo, assassinato) como as principais temáticas exploradas por Plínio e pela picaresca espanhola.
ASSUNTO(S)
plínio marcos dramaturgia personagem pícaro marginalidade
Documentos Relacionados
- Estratégias conversacionais na interação de Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos
- As estratégias conversacionais no diálogo construído de Plínio Marcos, Dois perdidos numa noite suja
- The discursive path of violence in Paper Men, by Plínio Marcos
- O processo interacional no discurso construído em Navalha da Carne, de Plínio Marcos
- A rubrica como literatura de cena: semiologia da didascália em Querô (Uma Reportagem Maldita), de Plínio Marcos e El Coordinador, de Benjamin Galemiri