A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
AUTOR(ES)
Fabio Henrique Viana
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/05/2011
RESUMO
O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.
ASSUNTO(S)
história teses. música séc. xviii teses. vila rica (mg) história teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZRDocumentos Relacionados
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