A organicidade da palavra no processo criativo do ator / Organicity of the word in the actor’s creative process

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Tendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos fundamentais que se inter-relacionam para gerar a ação físico-vocal da palavra. A pesquisa estende-se à prática investigativa de novos procedimentos para a utilização da palavra no processo criativo do ator, evidenciando-a como elemento instigador tanto do imaginário do ator quanto do espectador. Para tanto, o trabalho prático foi realizado pela pesquisadora-atriz utilizando-se, em um primeiro momento, de exercícios com os cantos rituais aprendidos durante experiência no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e, em um segundo momento, sobre experimentações com os círculos de atenção apresentados por Constantin Stanislavski nos quais relacionou a palavra e a ação física. A autora cercou-se das obras teórico práticas de Grotowski e Stanislavski e dos referenciais teóricos de Bachelard, Damásio e Sara Lopes, entre outros.

ASSUNTO(S)

actor processo criativo palavra : arte word action ator : teatro physical imaginação attention atenção imagination

Documentos Relacionados