A narrativa especular em Helena Parente Cunha
AUTOR(ES)
Telma Maria Dutra
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
O presente estudo realizou-se a partir da investigaÃÃo da relaÃÃo entre a criaÃÃo literÃria e a realidade da Ãpoca de produÃÃo do romance Mulher no espelho, obra da escritora baiana, contemporÃnea, Helena Parente Cunha. O mÃvel da pesquisa foi olhar a mulher protagonista do discurso ficcional daquele romance, em consonÃncia à mulher do cotidiano real. Neste ponto, pretendemos elucidar os procedimentos teÃrico-literÃrios que a autora teria empregado para configurar o perfil feminino de sua protagonista, a partir da matÃria prima do contexto histÃrico social real, alÃm de nos prolongar na observaÃÃo quanto ao compromisso de Helena Parente Cunha com a condiÃÃo humana em relaÃÃo Ãs desigualdades de gÃneros. O interesse em surpreendermos no texto ficcional a mulher de seu tempo realizou-se mediante a observaÃÃo da estruturaÃÃo da obra, visando a alguns aspectos sociais mediatizados na organizaÃÃo interna do romance em foco. Ao determo-nos na relaÃÃo autor/obra/realidade, sem a ingenuidade de um mero espelhamento do real na obra de arte literÃria, propusemo-nos à investigaÃÃo nÃo da correspondÃncia com pessoas vivas, mas como o real serviu de matÃria para o complexo narrativo da ficÃÃo
ASSUNTO(S)
literatura brasileira crÃtica interpretaÃÃo mulheres teoria literaria helena parente cunha
Documentos Relacionados
- Desfiamentos: imagens de mulher na narrativa de Helena Parente Cunha
- PERFIS FEMININOS NOS CONTOS DE HELENA PARENTE CUNHA
- Tear de Fios, tecer de mulheres: o tecido narrativo de Helena Parente Cunha
- Abuso e repressão: fibras do mesmo fio na infância das meninas de Helena Parente Cunha
- Na contramão da história : o Bildungsrman feminino em Lygia Fagundes Telles, Helena Parente Cunha e Lya Luft