A multimodalidade textual no livro didático de português

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A profusão de imagens, nas práticas de escrita, abriu espaço para mudanças do discurso, colocando em evidência a linguagem visual. Hoje em dia, os textos requerem além de aparato tecnológico, cores variadas e sofisticados recursos visuais. Entram em alta os textos multimodais, ou seja, aqueles que empregam duas ou mais modalidades semióticas em sua composição. A presença de textos compostos pelas modalidades verbal e visual no livro didático de Português motivou-me a desenvolver pesquisa sobre o assunto. Então surgiu o objetivo deste trabalho: analisar, sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC) e da Teoria da Semiótica Social, a forma como a multimodalidade dos textos é explorada nos livros didáticos de Português do Ensino Médio selecionados para análise, de forma a conduzir ou não os alunos à interpretação de todos os modos semióticos presentes no texto. Para tanto, levantei três perguntas de pesquisa: 1) As atividades propostas pelo livro didático para cada texto selecionado levam o aluno à leitura crítica de todos os modos semióticos presentes no texto? 2) Como são produzidos os sentidos nos textos multimodais que apresentam as modalidades verbal e visual? 3) Como é tratada a ideologia nos textos selecionados para análise? Este estudo teve como fundamentação teórica a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Semiótica Social. A construção do corpus da pesquisa foi qualitativa: selecionei seis textos, formados pelas modalidades verbal e visual, extraídos de três livros didáticos de Português do Ensino Médio (Volume Único). Pela análise desses textos, com base nas categorias de Kress e van Leeuwen (1996), de Fairclough (2001, 2003) e de Thompson (1995), foi possível verificar que as modalidades escrita, oral e visual concedem ao produtor do signo a realização do seu propósito ideológico, o que confere ao texto multimodal um de seus princípios mais relevantes: o do poder. Os produtores e os leitores possuem poder em relação ao texto, produzindo signos complexos, sustentados pelos interesses dos interlocutores. A aplicação das categorias analíticas possibilitou, ainda, a constatação de que as imagens integram argumentos discursivos à parte do discurso falado ou escrito e de que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou livre de valores. O futuro nos reserva uma comunicação mais intensamente multimodal e, por isso, a escola deve buscar construir e transformar a realidade cultural, por meio de um ensino de produção e de leitura de textos que trabalhe, além da modalidade verbal, a modalidade visual de forma sistematizada, com base nas categorias da Gramática Visual, para um ensino de Língua Portuguesa que atenda às necessidades de um mundo multissemiótico em transformação.

ASSUNTO(S)

redação análise do discurso visual grammar discourse text semiotic modes linguistica multimodal text crítica textual ideology

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