A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal / A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A tese A memória como recriação do vivido, um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal pretende redimensionar o âmbito de atividade da memória humana a partir da análise de sua dinâmica de funcionamento dentro de diferentes processos de criação nas artes performativas, cujo produto denominamos depoimento pessoal. Desenvolveremos a hipótese de que todo trabalho da memória pressupõe, em maior ou menor grau, a recriação da experiência histórica original, e que os distintos tipos de depoimento são o resultado da combinação das forças operacionais específicas que pressionam a memória do artista em cada vivência de criação.

ASSUNTO(S)

artes performativas memória humana artes performativas análise depoimento pessoal memória humana análise vivência de criação do artista vivência de criação do artista depoimento pessoal

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