A ironia na obra de Cristina Peri Rossi :: ditadura, exílio e depois
AUTOR(ES)
Janaina Aguiar Mendes Galvao
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este texto propõe um estudo da ironia na obra da escritora Cristina Peri Rossi, analisando contos dos livros La tarde del dinosaurio (1976) e Una pasión prohibida (1986). Circunscritos no marco histórico da ditaduta e pós-ditadura na América Latina, buscamos examinar como se reflete a tensão gerada pela ironia na significação que este momento político exerce sobre os elementos que compõem seus contos e influenciam sua narração. Num primeiro momento, o confronto entre direita e esquerda se faz mais presente , e a ironia expressa a concomitância dos dois discursos na composição dos contos. Num segundo momento, os contos retratam a transição para uma ordem homogeneizante de redomocratização, e a ironia exacerba um vazio de um futuro que não avança e induz à interrrogação da própria consciência que, que na impossibilidade de fixar-se em um objetivo a conquistar, busca no passado uma re-significação irônica que culmina num vazio não preenchível - como uma ironia que não possui um senti do único e não pode ser significada em uma única perspectiva.
ASSUNTO(S)
peri rossi, cristina, 1941- pasión prohibida crítica e interpretação teses. literatura hispano-americana história e crítica teses. literatura teses. peri rossi, cristina, 1941- tarde del dinosaurio crítica e interpretação teses. contos uruguaios história e crítica. teses. ironia na literatura teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZNEQVDocumentos Relacionados
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