A Incorporação do ensino a distância aos processos de educação permanente para trabalhadores do SUS na Bahia. / The incorporation of distance learning for continuing education for workers in the public health system in Bahia.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/04/2011

RESUMO

O estudo tem como objetivo analisar o processo de formulação e implementação do Projeto EAD SUS-BA na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no período de 2007 a 2010, partindo do pressuposto de que a EAD pode atuar como inovação tecnológica capaz de influir na mudança organizacional. A opção teórico-metodológica considerou a EAD como uma estratégia da Política de Educação Permanente em Saúde, sob a perspectiva do ciclo das políticas públicas em saúde, investigando a ação pública, seus determinantes, finalidades, processos e conseqüências. Entre os resultados encontrados, destacam-se a confluência de fatores configurados no contexto político-institucional favoráveis ao processo de formulação do Projeto EAD SUS-BA, tais como: a abertura de uma janela de oportunidade, marcando a passagem do momento da pré-decisão para o momento da decisão; a tendência no âmbito federal para a inclusão da EAD como estratégia de educação; dificuldades no estabelecimento de parcerias que, embora condição vital para implementação do projeto, constitui-se em gerador potencial de conflitos; e problemas decorrentes da escassez de recursos humanos e financeiros. Conclui-se com uma reflexão sobre o papel da tecnologia mediando projetos estratégicos de educação permanente, tendo a relação entre trabalho e educação como foco de reorganização da atenção à saúde.

ASSUNTO(S)

educação permanente em saúde educação a distância formação de recursos humanos em saúde política de saúde ciclos de política sistema único de saúde permanent health education distance education formative process in health hrea health policy policy cycle unified health system saude publica

Documentos Relacionados