A ilha dos hermafroditas : viagem a França especular de Henrique III

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo deste trabalho de mestrado é traduzir e estudar A Ilha dos Hermafroditas, obra em geral classificada junto a panfletos e à literatura polêmica, que, segundo Claude-Gilbert Dubois, inaugura o gênero utópico na França e, ao mesmo tempo, contém em si a primeira anti-utopia francesa. Artus Thomas, seu provável autor, não segue a estrutura paradigmática do texto de Thomas Morus, apresentando em um mesmo texto três partes distintas: uma anti-utopia de teor satírico, um poema panfletário e um discurso apologético, - a utopia propriamente dita. Para Pierre Bayle, trata-se de uma sátira engenhosa da corte de Henrique III, o último Valois, rei que se vestia de modo efeminado e vivia cercado de mignons com quem tinha uma relação confidencial. O alcance deste texto, de grande riqueza simbólica, vai, porém, além do tema sexual. Sua principal chave de leitura é a figura do hermafrodita, que, saído da área da teratologia médica, toma valor simbólico e pode ser transposto a diferentes áreas, especialmente à ideologia e à política, designando uma forma de oportunismo moral, econômico, filosófico e político, encoberto por uma ambigüidade de conduta e de discurso. Há neste libelo uma crítica ao estetismo maneirista derivado do naturalismo renascentista, em que o autor procura descobrir os vícios da natureza denunciando, ao mesmo tempo, as dissonâncias causadas pela subordinação dos princípios éticos à lei estética do interesse e do prazer. Resume: Traduire et étudier L’isle des Hermaphrodites, tel est l’objectif de ce travail de mestrado. Cet ouvrage, souvent classé à côté des pamphlets et de la littérature polémique, inaugure, d’après Claude-Gilbert Dubois, le genre utopique en France et, au même temps, contient en soi la première anti-utopie française. Artus Thomas, l’auteur supposé, ne suit pas la structure paradigmatique du texte de Thomas Morus. Il présente dans un même texte trois parties distinctes: une anti-utopie de ton satirique, un poème pamphlétaire et un discours apologétique, - l’utopie proprement dite. Pour Pierre Bayle, il s’agit d’une satire ingénieuse de la court d’Henri III, le dernier Valois, roi qui s’habillait de manière efféminée et vivait entouré de mignons avec qui il avait des rapports confidentiels. La portée de ce texte, de grande richesse symbolique, va, cependant, au delà du thème sexuel. Sa principale clef de lecture est la figure de l’hermaphrodite, qui, sorti du domaine de la tératologie médicale, prend valeur symbolique et peut être transposé à de différents domaines, spécialement à l’idéologie et à la politique. Il désigne une forme d’opportunisme moral, économique, philosophique et politique, recouvert par une ambiguïté de conduite et de discours. Il y a dans ce libelle une critique à l’esthétisme maniériste dérivé du naturalisme renaissant, dans laquelle l’auteur cherche à découvrir les vices de la nature et dénonce lês dissonances dues à la subordination des principes éthiques à la loi esthétique de l’intérêt et du plaisir.

ASSUNTO(S)

maneirism (literature) hermafroditismo hermaphroditism distopias utopias utopias maneirismo (literatura) dystopias

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