A formaÃÃo continuada e suas implicaÃÃes no trabalho com os gÃneros discursivos: um estudo de caso com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. / Continuing education and their implications for work with speech genres: a case study with teachers of the early years of elementary school.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2011

RESUMO

O processo de formaÃÃo continuada ofertado a docentes que atuam no ensino fundamental tem se caracterizado como um dos instrumentos para a melhoria da qualidade do ensino pois, alÃm de promover o aperfeiÃoamento das prÃticas pedagÃgicas desenvolvidas pelos professores, tambÃm se configura como uma forma de difusÃo dos referenciais apresentados nos documentos oficiais que norteiam o ensino. Partindo dessa premissa e considerando nossos estudos relacionados à linguagem, algumas indagaÃÃes sÃo pertinentes: de que forma esse processo està subsidiando teÃrica e metodologicamente os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a teoria que atualmente fundamenta o ensino da LÃngua Portuguesa, ou seja, a proposta de trabalho para o ensino de lÃngua materna numa perspectiva que toma os gÃneros discursivos como objeto de ensino? E, caso isso esteja ocorrendo, como o professor està interpretando essa proposta e articulando-a nas aulas de LÃngua Portuguesa? Diante dessas inquietaÃÃes, objetivamos desenvolver, neste estudo, uma investigaÃÃo sobre o processo de formaÃÃo continuada envolvendo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando se os subsÃdios teÃricos e metodolÃgicos ofertados a esses docentes, nesse processo, tÃm lhes possibilitado o reconhecimento dos gÃneros discursivos como objeto de ensino e o texto como unidade de ensino, no desenvolvimento de suas prÃticas, em sala de aula, na disciplina de LÃngua Portuguesa. Para atender a esse propÃsito utilizamos como bases teÃricas os trabalhos de AMOP (2007), Bakhtin (2000; 2004), Bazerman (2006; 2011), Bronckart (2003), Costa-HÃbes (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Duarte (2001; 2010), Koch (1992, 2003), Marx (1992), Rodrigues (2001; 2004; 2005; 2009), Rojo (2005), Saviani (1984, 2003, 2007) e Vygotsky (1991; 2001), entre outros trabalhos que versam sobre o tema da pesquisa, bem como Andrà (1995), Erickson (1989, 2001), Flick (2009), Gil (2010), Marconi e Lakatos (2010) e Yin (2001), para organizarmos o percurso metodolÃgico. Tal percurso està pautado no mÃtodo dialÃtico de pesquisa e utiliza a abordagem qualitativa e interpretativista, necessitando, em alguns momentos, de fontes quantitativas. A inserÃÃo da pesquisa na LinguÃstica Aplicada à confirmada por se tratar de um estudo de caso do tipo etnogrÃfico, realizado no ambiente escolar, com a intenÃÃo de investigar a atuaÃÃo do professor, mediada pelo processo de formaÃÃo continuada. A partir desse delineamento de pesquisa, analisamos as implicaÃÃes da formaÃÃo continuada na atuaÃÃo de alguns docentes em sala de aula, e verificamos como resultado, algumas lacunas nesse processo formativo, indicadas especialmente pela falta de continuidade nas aÃÃes de formaÃÃo e por algumas dificuldades apresentadas pelos docentes nas abordagens teÃricas e metodolÃgicas apresentadas nesse processo.

ASSUNTO(S)

formaÃÃo continuada gÃneros discursivos materialismo histÃrico-dialÃtico currÃculo bÃsico estudo de caso continuing education speech genres historical and dialectical materialism basic curriculum case study letras

Documentos Relacionados