A etnologia (quase) esquecida de Bourdieu, ou o que fazer com heresias
AUTOR(ES)
Woortmann, Klaas
FONTE
Revista Brasileira de Ciências Sociais
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004-10
RESUMO
Este artigo enfoca a contribuição crítica de Bourdieu aos estudos de parentesco, em particular à questão das trocas matrimoniais e do celibato. Suas interpretações relativas ao casamento endogâmico berbere e ao celibato no campesinato francês permitiram-lhe formular a crítica ao formalismo juridicista e à percepção "genealógica" do parentesco. Nesses estudos, Bourdieu deixa de lado a noção de regra para considerar o parentesco uma prática. Ao mesmo tempo, ainda que fundado no conceito de habitus, o autor entende as trocas matrimoniais como um jogo, mais do que uma estrutura, o que lhe permite passar da idéia de sociedade para a de campo. Além disso, Bourdieu critica uma percepção ingênua do "ponto de vista nativo", apontando para a distinção entre o discurso público e o privado.
ASSUNTO(S)
trocas matrimoniais celibato parentesco prático parentesco berbere maison camponesa jogo campo
Documentos Relacionados
- Pierre Bourdieu, o corpo e a saúde: algumas possibilidades teóricas
- Pierre Bourdieu, dez anos depois
- BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
- A ciência entre a comunidade e o mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Latour e Knorr-Cetina
- Passos em falso da razão antiimperialista: Bourdieu, Wacquant, e o Orfeu e o Poder de Hanchard