A estética teatral no cinema de Glauber Rocha (Artaud e Brecht)
AUTOR(ES)
Adeilton Lima da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A presente dissertação visa a uma abordagem crítica da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha, enfocando principalmente suas relações com a estética teatral. Para tanto, desenvolveremos um estudo sobre três filmes de sua cinematografia: Barravento (1961), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963) e Terra em Transe (1967). As referências teatrais abordadas são Bertolt Brecht e Antonin Artaud.
ASSUNTO(S)
teatro distancing cinema distanciamento glauber rocha trance artaud brecht glauber rocha transe double duplo artaud, brecht cinema theater teoria literaria
Documentos Relacionados
- O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974)
- A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane
- Glauber Rocha, ensaísta do Brasil
- O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha
- Os astros ditam o futuro. A história impõe o presente. (Artaud vs. Cárdenas)