A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcante
AUTOR(ES)
Renato Rodrigues Lisboa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Desde seu surgimento no século XIX, as bandas de retreta têm provido não apenas entretenimento e serviços à população de pequenas cidades em datas sociais importantes, mas também como um pólo formador de significativa parcela dos músicos das bandas militares e dos naipes de sopros das orquestras sinfônicas do Brasil. O gênero musical mais identificado com as bandas de retreta e o preferido no repertório de seus músicos é o dobrado. Os dobrados, cujas origens remontam às músicas militares européias (pasodoble), geralmente se apresentam em compasso binário 2/4, formalmente organizados em três seções principais. Geralmente, na escrita tradicional dos dobrados, a tuba recebe a mera função de acompanhamento, fazendo os baixos dos acordes em ritmos simples, enfatizando a pulsação ou partes fortes do tempo. O compositor e maestro João Cavalcante (1902-1985), nascido em Minas Gerais, estado brasileiro com o maior número de bandas de retreta, destacou-se por mesclar elementos populares e eruditos na sua música para bandas, tendo escrito 23 dobrados. Nos dobrados Seresteiro, Saudades e Pretensioso, a tuba recebe um tratamento solístico inusitado, exercendo um papel de destaque em meio a uma escrita sinfônica (instrumentação, timbres e texturas), ao mesmo tempo observa-se um tratamento não tradicional do esquema harmônico formal dos dobrados. Os objetivos desta pesquisa são identificar características do estilo musical de João Cavalcante nos dobrados para banda de retreta, na sua escrita idiomática para tuba e apresentar uma catalogação deste repertório do compositor.
ASSUNTO(S)
musica para banda. musica para tuba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YQHJBDocumentos Relacionados
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