A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
AUTOR(ES)
Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
03/06/2011
RESUMO
O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental na integração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.
ASSUNTO(S)
mattos, aníbal, 1886-1969. sociologia teses. artes plásticas belo horizonte (mg) teses. arte belo horizonte (mg) teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86Documentos Relacionados
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