A dimensÃo grÃfica do cinema: uma proposta de classificaÃÃo de suas configuraÃÃes
AUTOR(ES)
Isabella Ribeiro AragÃo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Depois que o cinema deixou de ser mudo, os filmes tiveram a oportunidade de incorporar apenas imagens e sons. Entretanto, palavras e outros elementos grÃficos nÃo sà permaneceram nos filmes, como sua utilizaÃÃo foi ampliada como matÃria de expressÃo cinematogrÃfica. à bastante difÃcil encontrar um filme que nÃo coloque em operaÃÃo elementos grÃficos - de maneira contida (enquadrando quase involuntariamente artefatos como placas ou jornais), ou de forma a construir suas estratÃgias narrativas a partir destes. Esta investigaÃÃo tem o objetivo de apresentar como a teoria cinematogrÃfica simplificou exageradamente a presenÃa da linguagem grÃfica no cinema narrativo, predominantemente de ficÃÃo, de produÃÃo recente. Nessa perspectiva, à proposta uma classificaÃÃo que congrega dez categorias das configuraÃÃes grÃficas, cujo enfoque incorpora a abordagem sintÃtica e semÃntica da dimensÃo grÃfica do cinema
ASSUNTO(S)
configuraÃÃo grÃfica graphic language desenho industrial graphic design cinematographic language design grÃfico cinema writing mentions cinema linguagem cinematogrÃfica linguagem grÃfica graphic configuration menÃÃes escritas
Documentos Relacionados
- Uma avaliaÃÃo quantitativa de configuraÃÃes de terminais de passageiros em aeroportos.
- Uma abordagem para a representaÃÃo grÃfica de âAÃÃes DinÃmicasâ.
- ComposiÃÃo de especialistas locais para classificaÃÃo de populaÃÃes.
- AnÃlise da IndÃstria GrÃfica Pernambucana e comparaÃÃo com a IndÃstria GrÃfica Nacional: perÃodo 1996-2005
- AplicaÃÃes da computaÃÃo grÃfica à engenharia biomÃdica : ensino em neurociÃncias e ferramenta de apoio ao estudo da deglutiÃÃo