A cor na obra de Donald Judd: interação entre matéria e luz
AUTOR(ES)
Carvalho, Paloma
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009-06
RESUMO
Visamos explicitar como a luz, que incide e se propaga sobre as superfícies internas e externas das peças de Donald Judd, foi concebida pelo artista como parte constitutiva de sua estrutura física. A cor torna-se sinônimo da superfície material nas peças de Judd: ela é substantiva, inerente, não aplicada, e sem intenções metafóricas. Acompanhamos a tendência crítica recente de encontrar um conceito inovador de cor na obra de Donald Judd, que até pouco tempo atrás era tomada como a representante máxima de um minimalismo ortodoxo, distante de todo e qualquer apelo sensível.
ASSUNTO(S)
Documentos Relacionados
- DONALD JUDD: COLOR AS INTERACTION BETWEEN MATTER AND LIGHT
- Processos estocásticos na interação da luz com a matéria
- As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni
- O papel da competição por luz e da troca de nutrientes na interação entre plantas
- A INTERAÇÃO ENTRE A FORMA E A MATÉRIA EM TOMÁS DE AQUINO E AS INTERAÇÕES DO SISTEMA CARTESIANO