A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor / Color as the luminous source and the insert of the receptor
AUTOR(ES)
Juliana Harrison Henno
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
26/11/2010
RESUMO
No campo das Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) se destacam determinadas obras que se caracterizam pela manipulação da cor materializada por fontes luminosas que, articulada poeticamente pelo artista, pode potencializar o diálogo entre obra e receptor. Esta dissertação pretende investigar o modo como a cor, proveniente de fonte luminosa, ao ser manipulada pelo artista, por meio de dispositivos tecnológicos das NTC, pode promover em sua obra um ambiente de sinergia e troca de informações com o receptor. Para contribuir com a compreensão do tema de modo eficaz serão abordados não somente os aspectos de ordem fisiológica, física, psíquica e cultural da cor, mas também, os seus aspectos históricos, investigando-se assim um cenário que propiciou o encontro entre a cor e a tecnologia, tornando compreensível a passagem gradual do uso da cor do objeto para a cor, como fonte de luz na arte. Serão abordados também os conceitos de obra aberta e interatividade nas NTC e sua relação com a cor como fonte luminosa. Uma vez clarificados os conceitos de cor, luz e obra aberta, serão realizadas leituras em obras visando identificar as várias formas como a cor proveniente de fonte luminosa pode ser manipulada pelo artista, tendo em vista a função da cor como peça fundamental e ativa no diálogo entre o receptor e obra. Espera-se que, com base em determinados conceitos, seja possível apreender como o artista utilizou poeticamente a cor como fonte de luz em instalações interativas produzidas pelas NTC visando seduzir o receptor para uma relação de troca com a obra.
ASSUNTO(S)
arte digital colour cor light light source luz participação participation technology tecnologia digital art fonte luminosa
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