A conversÃo de D. Josà BrandÃo de Castro: a aÃÃo social de mediadores religiosos na Diocese de Proprià - SE
AUTOR(ES)
Alex Sandro dos Santos FranÃa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Esta dissertaÃÃo buscou estudar o carisma do mediador religioso nos âMovimentos de Cristianismo de LibertaÃÃoâ na Diocese Sergipana de PropriÃ, durante a dÃcada de sessenta a oitenta. Centrando nosso debate na compreensÃo da aÃÃo social, temos como questÃo principal entender a influÃncia dos âpobresâ na adoÃÃo de aÃÃes por parte do mediador, em favor desse pÃblico, principalmente nos conflitos da Fazenda Betume (1974) e de Santana dos Frades (1979). Como hipÃteses, concebemos que os mediadores como D. Josà BrandÃo de Castro e a freira Maria Joana HermÃnia exerceram uma importante influÃncia na construÃÃo da identidade dos movimentos como as CEBs, o MEB e a CPT na regiÃo. Tal influÃncia foi motivada por uma conversÃo do mediador D. BrandÃo, constituÃda a partir de uma relaÃÃo mantida entre ele e os membros dos movimentos e proporcionada pelas crÃticas e demandas feita pelos populares. Elas resultaram em aÃÃes em favor dos campesinos, o que caracterizou a Igreja de Proprià como aliada dos envolvidos nos conflitos e nÃo mera intermediÃria. Ante o material coletado, fizemos uso da AnÃlise de ConteÃdo utilizando o termo âpobreâ como categoria de anÃlise, complementada por entrevistas feitas à membros dos movimentos citados
ASSUNTO(S)
mediador religioso aÃÃo social sociologia carisma
Documentos Relacionados
- Farmers and environmental preservation in SÃo Josà das Palmeiras - PR.
- Whady Josà Nassif na prefeitura de Uberaba: administraÃÃo pÃblica municipal no estado novo
- O narratÃrio: um estudo de seu papel na construÃÃo de JoÃo VÃncio: os seus amores, de Josà Luandino Vieira
- Sombras da caverna: globalizaÃÃo e identidade em Sombras de reis barbudos (Josà J. Veiga) e A caverna (Josà Saramago)
- CenÃrios prospectivos como suporte à decisÃo na escolha da logÃstica de exportaÃÃo do setor produtivo de SÃo Josà dos Campos e regiÃo.