A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930)

AUTOR(ES)
FONTE

Varia hist.

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/05/2019

RESUMO

Resumo A Campanha de Arte Tradicional no Brasil, promovida por Ricardo Severo da Fonseca e Costa (1869-1940) entre as décadas de 1910 e 1930, foi composta por projetos de arquitetura; artigos e entrevistas publicadas em periódicos como O Estado de S. Paulo, a Revista do Brasil e A Cigarra, além de conferências proferidas em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a Sociedade de Cultura Artística e o Grêmio Politécnico de São Paulo. Por meio dela, o engenheiro português construiu uma narrativa da história da arquitetura brasileira que foi pautada por e fomentou representações recorrentes da nação, reverberando nos escritos e nas políticas de preservação de intelectuais comprometidos com a criação de uma arte moderna genuína, entre eles José Marianno Filho, Mário de Andrade, Paulo Santos, Lucio Costa e Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atento às especificidades do discurso de Severo, este artigo busca recuperar as motivações políticas e disciplinares de sua campanha; os nexos com sua experiência pregressa em Portugal, especialmente no campo da arqueologia; suas matrizes teóricas; suas fontes de pesquisa e seus veículos de divulgação, construindo pontes de diálogo entre o engenheiro português e seus contemporâneos.Abstract The Campaign for Traditional Art in Brazil, run by Ricardo Severo da Fonseca e Costa between the 1910s and 1930s, consisted of architectural projects, articles, and interviews published in periodicals such as O Estado de S. Paulo, Revista do Brasil and A Cigarra, as well as lectures held at institutions such as Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Sociedade de Cultura Artística and Grêmio Politécnico de São Paulo. Through this campaign, the Portuguese engineer constructed a narrative of the history of Brazilian architecture that was based on and fostered recurrent representations of the nation, reverberating in the writings and preservation policies of intellectuals committed to the creation of a genuine modern art, such as Jose Marianno Filho, Mário de Andrade, Paulo Santos, Lucio Costa and Rodrigo Melo Franco de Andrade. Attentive to the specificities of Severo’s discourse, this article seeks to uncover the political and disciplinary motivations of his campaign; its connection with his previous experience in Portugal, especially in the field of Archaeology; its theoretical matrices; research sources and means of dissemination, building bridges of dialogue between Severo and his contemporaries.

Documentos Relacionados