A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica
AUTOR(ES)
ANJOS, Kátia Silva Souza dos, OLIVEIRA, Régia Cristina, VELARDI, Marília
FONTE
Rev. bras. educ. fís. esporte
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-09
RESUMO
ResumoO objetivo deste trabalho foi identificar e compreender pela perspectiva das bailarinas participantes do estudo o ideal de corpo demandado pela prática do balé. Para tanto, optamos por uma orientação epistemológica apoiada na fenomenologia de Edmund Husserl e em autores afinados com a fenomenologia proposta por esse filósofo. As entrevistas semiestruturadas em profundidade constituíram a técnica de pesquisa utilizada. O que há de comum nas falas das bailarinas é a referência a um corpo ideal centrado nas produções feitas pelas grandes companhias de balé. Nessas percepções, o corpo desejado e ideal para o balé clássico pode ser tanto inato à pessoa, quanto construído e transformado com muito esforço e dedicação pela bailarina.
ASSUNTO(S)
vivência corpo fenômeno balé expressão corporal
Documentos Relacionados
- AUTENTICIDADE E CONSUMO DE ROCK CLÁSSICO: UMA NETNOGRAFIA NO FACEBOOK
- Contemporâneo clássico: a recepção de Pierre Bourdieu no Brasil
- Posição do verbo no português clássico: evidências de um sistema V2
- A prostituição no marxismo clássico: crítica ao capitalismo e à dupla moral burguesa
- Corporeidade e biotecnologias: uma crítica fenomenológica da construção do corpo pelo construtivismo e pela tecnobiomedicina