A comunicação intertextual em Ladrões de Sabonete, de Maurizio Nichetti: um diálogo pós-modernista com o passado e o presente Curitiba / A comunicação intertextual em Ladrões de Sabonete, de Maurizio Nichetti: um diálogo pós-modernista com o passado e o presente / A comunicação intertextual em Ladrões de Sabonete, de Maurizio Nichetti: um diálogo pós-modernista com o passado e o presente Curitiba / A comunicação intertextual em Ladrões de Sabonete, de Maurizio Nichetti: um diálogo pós-modernista com o passado e o presente

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

É proposta nesta dissertação uma abordagem sobre a intertextualidade pós- modernista. Tem-se como corpus dois filmes italianos: Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio de Sica, e Ladrões de Sabonete (1989), de Maurizio Nichetti. A hipótese é que este último se constitui de um construto intertextual que opera, ludicamente, com alternância de cores e situações inusitadas, o que configura uma maneira diferenciada de fazer uso do passado cinematográfico. Duas modalidades intertextuais são abordadas: o pastiche, que se relaciona ao resgate de Ladrões de Bicicleta, e a paródia lúdica, a qual tem uma especificidade incomum: a subversão lúdica do clássico de Vittorio de Sica. Há em Ladrões de Sabonete uma particularidade talvez inusitada em outros filmes pós-modernistas: TV, publicidade e cinema se integram e, ao mesmo tempo em que este último meio critica a TV e a publicidade, paradoxalmente, delas se serve para o desenrolar da história. A metodologia do trabalho se constitui de pesquisa qualitativa, com base na teoria da narrativa, em especial segundo Gérard Genette (1982), e na teoria do pós-modernismo proposta por Linda Hutcheon (1991).

ASSUNTO(S)

paródia lúdica comunicação comunicacao cinema pós-modernista pastiche comunicação e linguagens pastiche postmodern cinema ludic prody communication intertextualidade intertextuality

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