A colocação dos pronomes átonos na escrita culta do domínio jornalístico e nos inquéritos do projeto NURC: uma análise contrastiva

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise comparativa da colocação de pronomes átonos na escrita culta do domínio jornalístico atual e em inquéritos do Projeto NURC/Norma Lingüística Urbana Culta, para verificar se há interferências da língua falada na língua escrita. Foi também investigado o grau de coincidência (ou não) entre os exemplos colhidos e as prescrições gramaticais tradicionais, com vistas a identificar quais motivações lingüísticas justificariam suas respectivas ocorrências. Os dados obtidos indicaram sinais de desaparecimento da colocação mesoclítica e apontaram diferenças entre as duas modalidades pesquisadas (oral e escrita), atestando a preferência pela colocação proclítica em ambas as amostras, causada pela atração vocabular. Além disso, os resultados confirmaram a premente necessidade de uma revisão nas gramáticas tradicionais quanto ao item colocação pronominal, em referência ao português hodierno e ao ensino da norma culta no Brasil.

ASSUNTO(S)

lingua portuguesa português falado teses. língua portuguesa pronomes teses jornalismo redação teses. língua portuguesa português escrito teses. língua portuguesa gramática estudo e ensino teses. lingüística teses.

Documentos Relacionados