A Cidade esparramada considerações sobre a produção do espaço urbano-industrial em Gravataí - Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo busca compreender os processos de produção do espaço em Gravataí, município situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, e as formas urbano-industriais resultantes desses processos. Para tanto, foram delimitados dois momentos. O primeiro se refere aos processos que atuaram propiciando a transformação de sua economia agrícola em economia industrial, e, o segundo, aos processos atuais de reordenamento do capital internacional que possibilitam a inclusão de novos locais como pontos estratégicos na sua organização. As transformações resultantes da atuação destes processos são relacionadas com modificações estruturadas a partir da capital metropolitana, o que possibilitou a inclusão de seus municípios limítrofes em novas lógicas de ordenamento espacial, ainda que de forma diferenciada. Com essas premissas foram identificadas e diferenciadas, no município, formas urbano-industriais quanto à origem e às lógicas de produção espacial que atuam e atuaram na estruturação do contexto metropolitano.

ASSUNTO(S)

gravataí (rs) metropolis geografia urbana indústria porto alegre, região metropolitana de (rs) industry urban local global

Documentos Relacionados