A cidade de papel : a epidemia de peste bubônica e as críticas em torno da saúde pública na cidade do Rio Grande (1903-1904)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Na presente tese foi analisada a postura do governo municipal do Rio Grande e do Estado frente às incisivas críticas do jornal Echo do Sul ao descaso dos poderes públicos para com a necessidade de implantação das políticas de higiene e saúde, em meio à epidemia de peste bubônica que assolou a cidade entre os anos de 1903-1904. Notou-se que o processo de higienização da cidade do Rio Grande, que por força de leis e pela necessidade diante da crise, somente se desenvolveu em fins de 1905. Essa iniciativa das autoridades públicas, muito incentivada pelo jornal Echo do Sul, não apenas foi um instrumento para combater as epidemias, mas principalmente, uma força remodeladora do modo de vida da população rio-grandina. Portanto, buscou-se nessa temática compreender as posturas do governo e da imprensa frente à crise endêmica, como também a transformação social e cultural da população rio-grandina.

ASSUNTO(S)

saÚde pÚblica imprensa higiene epidemias - histÓria saÚde governo histÓria - rio grande do sul rio grande (rs) - histÓria polÍticas pÚblicas historia peste

Documentos Relacionados