A BUROCRACIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMACÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL: a experiência do Software Livre, a partir de 2003. / THE BUREAUCRACY AND THE TECHNOLOGIES OF THE INFORMATION AND THE COMMUNICATION IN BRAZIL: the experience of Free Software, from 2003.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A partir da análise do contexto histórico dos últimos 30 anos, verificase quais foram as transformações burocráticas que ocorreram devido a introdução das tecnologias da comunicação e da informação TIC s no Estado brasileiro. O estudo reflete sobre a temática da elaboração de uma Política Pública para as TIC s, com enfoque no uso do Software Livre SL como possibilidade de emancipação nessa área tecnológica dos Estados periféricos, como o Brasil. Partese dos conceitos de regime de acumulação pósfordista e das teorias do Estado, demonstrando como se dá a reestruturação dos processos de trabalho, na área das TIC s e como refletem nos Estados, de modo hierarquizado, diferenciado e homogeneizado. Analisase as diretrizes do atual governo para o uso do Software Livre, como se dá sua implementação e quais são as incoerências e inconsistências entra as normas e prática na burocracia. Por fim demonstrase através do caso prático DATAPREV, como ocorreram as transformações advindas das TIC s, nas empresas de Informática Pública e na sua personificação. Concluise que as TICs são uma realidade nas empresas de IP e que da mesma forma que pode dominar, possibilita também novas formas de organização que podem nos levar a independência tecnológica e a uma sociedade do conhecimento.

ASSUNTO(S)

informática pública tecnologias da informação e comunicação sociedade do conhecimento politicas publicas burocracia estado stated, bureaucracy free software reestruturação produtiva software livre work trabalho public informatics

Documentos Relacionados