Não foram encontradas restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à aplicação da benzilpenicilina benzatina (Benzetacil®) nos postos de saúde. Contudo, deve ser aplicada por profissional habilitado.
Alguns cuidados devem ser observados:
A benzilpenicilina benzatina está contraindicada para pacientes com alergia às penicilinas. Reações de hipersensibilidade sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes sob tratamento com penicilinas.
Indivíduos com história de hipersensibilidade a múltiplos alérgenos são mais suscetíveis a estas reações. Se ocorrer reação alérgica, a droga deverá ser interrompida, e o paciente receber tratamento adequado.
Reações anafiláticas intensas requerem tratamento de emergência com adrenalina, oxigênio, corticosteróides endovenosos e controle respiratório, incluindo entubação, se necessário. Deve-se usar penicilina cautelosamente em indivíduos com história de alergia intensa e/ou asma.
A benzilpenicilina benzatina pode ser aplicada nos postos de saúde?
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/06/2010
RESUMO
ASSUNTO(S)
penicilina g/administração & dosagem penicilina g/efeitos adversos
ACESSO AO ARTIGO
https://aps.bvs.br/aps/a-benzilpenicilina-benzatina-pode-ser-aplicada-nos-postos-de-saude/Documentos Relacionados
- A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode ser instituída em Atenção Primária à Saúde?
- Como pode ser feita a identificação de violência doméstica por Agentes Comunitários de Saúde?
- A Penicilina benzatina pode ser administrada associada à Lidocaína para facilitar a adesão de tratamento medicamentoso?
- Como o apoio matricial pode ser desenvolvido na Atenção Básica em Saúde/Atenção Primária em Saúde?
- 3. Ser rico faz bem à saúde?