A acupuntura pode ser usada no tratamento do tabagista?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Santa Catarina

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O Painel de Consenso sobre Acupuntura do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos (1) afirma que a acupuntura pode ser útil como tratamento coadjuvante de um programa abrangente na terapia da adição a drogas, incluindo a dependência da nicotina. Entretanto, o Consenso de Abordagem e Tratamento do Fumante do Ministério da Saúde (2) brasileiro não recomenda a acupuntura como o método de primeira escolha para a cessação de fumar, por não existir, até o momento, evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia, mas orienta que a acupuntura poderá ser usada, caso seja de escolha dos pacientes e desde que não existam contraindicações para o seu uso. Há quatro revisões sistemáticas que abordam o uso da acupuntura no tratamento do tabagismo, e relatam que apesar da acupuntura ser menos eficaz do que a terapia de reposição de nicotina (NRT) e as intervenções psicológicas (3,4,5) na redução das taxas de abstinência em curto prazo (4); vários pacientes relataram que se sentiram melhor com o uso da acupuntura (4) por perceberem que a técnica reduz o paladar para o tabaco, ansiedade e o desejo de fumar, durante a abstinência do fumo por seis ou mais meses (3,6).

 

Os centros de saúde em Florianópolis utilizam a Auriculoterapia, Automassagem e Acupuntura como coadjuvante aos recursos (intervenção psicológica, manuais e medicamentos) preconizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento de fumantes desde 2012. Com a inserção destas práticas na Atenção Primária à Saúde (APS), verificou-se um aumento do acesso nos grupos de cessação do uso do tabaco e uma redução na utilização dos medicamentos (8). Houve, também, uma nítida satisfação dos usuários e motivação dos profissionais de saúde revelada através de depoimentos, elogiando a qualidade e resultados do serviço oferecido7. O tratamento compreendeu pontos de acupuntura sistêmica para automassagem (7C,7CS, 9P,7P,4IG) e acupuntura auricular (Shenmen, Rim, Etômago, Pulmão Inferior, Ansiedade) (9), ilustrados a seguir:

Em 2013, foram capacitados para a prática de auriculoterapia e orientação de pontos de Acupuntura para automassagem, 45 profissionais de saúde lotados nos Centros de Saúde e CAPS-AD entre os já treinados para a coordenação de grupos de tratamento de fumantes, com tendência positiva ao aumento no acesso dos tabagistas que buscam o tratamento (8).

Embora o mecanismo de ação da acupuntura no tratamento do fumante ainda permaneça obscuro e controverso (3,4,5,6), por falta pesquisas sem problemas metodológicos, os estudos reconhecem a acupuntura como uma intervenção popular e segura quando aplicada corretamente (3). A inserção de práticas integrativas e complementares nas unidades básicas de saúde valoriza as características culturais especiais da população, fortalece o vínculo entre equipe e comunidade, e garante a atenção integral ao usuário, tanto do ponto de vista de promoção de saúde como de prevenção de doenças adequada ao contexto da APS.

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento enfermeiro p17 abuso do tabaco abandono do uso de tabaco acupuntura hábito de fumar c - relatos de casos estudos não controlados prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados