Artes Cenicas
Mostrando 25-36 de 156 artigos, teses e dissertações.
-
25. Construção de bases metódicas e protocolados para uma pesquisa em Artes Cênicas - rumo ao lírico / -
O presente trabalho é a explicitação do percurso de pesquisa em torno da forma lírica do teatro, com a intenção de construir procedimentos de pesquisa e protocolos de funcionamento para o aprofundamento no objeto. O trabalho gerou ainda a criação de acervo multimídia organizado e catalogado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/01/2012
-
26. A Vanguarda Conservadora
RESUMO Este artigo trata da suposta condição vanguardista das artes no século XXI, em especial no que concerne às artes cênicas e performativas; dito de outro modo, o texto pergunta pela situação atual dessas formas de expressão. Discute, assim, os conceitos de vanguarda, de nichoguarda e de conservadorismo, a fim de discorrer sobre o estatuto conser
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
27. As Contribuições da Pedagogia de François Delsarte para o Ensino da Dança Moderna
RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança moderna. Revolucionário do movimento e do gesto para as artes cênicas, o delsartismo contribuiu significativamente para a emancipação da dança na América e na Europa. Mesmo não tendo criado um sistema especificamente para a dança, este foi difundido por s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
28. Gesto Arquétipo e Gesto Cotidiano: um binômio fundamental na teoria delsartiana
RESUMO Este texto apresenta o sistema de François Delsarte a partir de um ponto de vista histórico-explorativo, evidenciando alguns aspectos particulares do trabalho do mestre francês e da interpretação do seu trabalho pelos seus principais discípulos. O artigo descreve o estatuto do corpo e sua importância no sistema delsartiano, mostrando as noçõe
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
29. Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne
Em várias instituições acadêmicas coloca-se a questão de abrir a pesquisa em mestrado e doutorado a outras abordagens, além dos dispositivos científicos clássicos do PhD ou do doutorado de especialidade. O que está em pauta, portanto, são os doutorados profissionais e aqueles baseados na prática. Um dos primeiros exemplos nesse campo foi desenvolv
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012-12
-
30. A Influência do Pensamento de François Delsarte sobre a Modernidade da Dança
RESUMO Estudo que se refere à influência que o pensamento de François Delsarte exerceu sobre os pioneiros da modernidade da dança. Tendo rejeitado os manuais da retórica gestual de sua época para realizar um estudo rigoroso do comportamento humano em situações de limite emocional, Delsarte estabeleceu princípios e sistematizou exercícios que permit
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
31. Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos
O estudo apresenta como objetivo elaborar uma intervenção de enfermagem em educação em saúde, com enfoque na promoção à saúde de um grupo de idosos, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir de encontros semanais, definidos previamente, em espaço reservado. Nos encontros, foram trabalhadas as
Esc. Anna Nery. Publicado em: 2012-09
-
32. A etnocenologia e seu método: pesquisa contemporânea em artes cênicas
A obra integra a coleção Pesquisa em Arte e se insere num processo de estudos sobre formas e padrões de pesquisa em artes cênicas. Um dos temas centrais deste livro corresponde ao conjunto de eventos em torno dos quais se deu a constituição de uma nova disciplina científica: a etnocenologia. O autor baseia-se em três constantes para analisá-la: a relação sujeito/objeto, o aparato linguístico a que se refere essa relação e o quadro epistêmico geral.
Autor(es): Santos, Adailton
EDUFBA. Publicado em: 2012
-
33. Memória do efêmero: comunicação e memória no processo de institucionalização de grupos de teatro / Ephemeral Memory: communication and memory in the process of institutionalization of theater groups
Analisa o contexto em que se inserem os grupos de teatro e seus públicos, suas características específicas e de que forma ações de Comunicação e de Relações Públicas podem provocar e influenciar o relacionamento entre ambos. A partir principalmente de produtos e projetos de memória de grupos de teatro, é possível identificar os potenciais de com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/09/2011
-
34. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elabora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
35. Avaliação pós-ocupação na escola de música e artes cênicas da Universidade Federal de Goiás ambiente construído e comportamento humano / Post-occupancy evaluation in the school of music and scenic arts of federal university of Goiás - Built Ambiental and human
This paper seeks to apply the system of Post-Occupancy Evaluation in the School of Music and Scenic Arts of Federal University of Goiás. The methodology included detailed characterization of the area investigated, with the steps: familiarization object of study, quantitative and qualitative research, data analysis and proposed improvements on the same subje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
36. Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum. / Bença to hybrid theatralities: the transcultural scenic movement of Bando de Teatro Olodum.
Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro que me debruço aqui. Invisto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011