Artemidia
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Corpo-imagem
A pesquisa visa a analisar os modos discursivos, procedimentos influenciados por condições de produção, condições de interpretação e condições do discurso, na relação entre o corpo e a expressão videográfica. Dessa maneira, abordaremos trabalhos desenvolvidos que apontam para um caminho construído pela poética do corpo, utilizando como lingua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2012
-
2. Poéticas virais: questões multimidiáticas na contemporaneidade
A presente pesquisa tem como objetivo estudar e analisar as poéticas virais de grupos interdisciplinares que trabalham com estruturas de natureza corporativa e que promovem ações multimidiáticas e em rede. No caso pode-se entender por poéticas virais projetos e ações que investigam e exploram além do potencial da comunicação em rede, elementos como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2012
-
3. AaaS: uma nova condição para criar, conhecer, comunicar
As transformações tecnológicas, materiais e econômicas que marcaram as últimas décadas, mudaram a forma como as pessoas criam, armazenam e compartilham informação por conta dos avanços encabeçados pela ITC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O objetivo desta dissertação é testar o novo paradigma da Cloud Computing, a partir do qual nov
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2012
-
4. Mosaico Musical Artemidiático: A Interface sonora possibilitando criatividade além da Caixa Preta / Mosaic Musical Artmediatic: The sound interface enabling creativity beyond the Black Box.
O trabalho aqui apresentado observa a possibilidade de liberdade criativa através da interface musical na obra de arte bricolada com meios eletrônicos: a artemídia. Segundo o filósofo Vilém Flusser, perdemos a capacidade de criar e desenvolver o sentimento livre, uma vez introduzida a tecnologia em nossas vidas. Essas caixas pretas, as quais não saberm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2011
-
5. Instalações interativas computacionais : exercícios de contemplação interfaceada de sensações
A pesquisa aborda experiências estéticas realizadas com Instalações Interativas Computador (IIC), produtos de uma Artemídia que estão em pleno desenvolvimento. A idéia central é produzir um pensamento sobre o funcionamento da interatividade com interfaces digitais em mundos virtuais produzidos como arte, na perspectiva de fundamentar exercícios de u
Publicado em: 2011
-
6. Grupo Poéticas Digitais: projetos desluz e amoreiras
O Grupo Poéticas Digitais foi criado em 2002, no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, com a intenção de gerar um núcleo multidisciplinar, promovendo o desenvolvimento de projetos experimentais e a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no campo das artes. O Grupo é um desdobramento do projeto wAwRwT, iniciado em 1995 por Gilbertto Prado
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
-
7. The board of forking games: the presence of labyrinths in electronic games / O tabuleiro dos jogos que se bifurcam: as manifestações do labirinto nos jogos eletrônicos
Esta pesquisa tem como objeto de estudo principal as manifestações do labirinto nos jogos eletrônicos, dando continuidade às nossas pesquisas sobre o labirinto e à nossa produção artística em novas mídias. As investigações realizadas se deram em duas frentes, sendo uma teórica, onde fizemos uma revisão da bibliografia sobre o labirinto, com a fi
Publicado em: 2009
-
8. Timescapes: espaço e tempo na artemídia / Timescapes: espaço e tempo na artemídia
This research is a reflection on spatial-temporal relationships that emerge from media art works, mainly on the border between real and virtual reality. The investigation is based on the concept of a space-time arrangement, which we define as timescapes. Therefore we developed a cartography that combines technology development, its imbrications and relations
Publicado em: 2008
-
9. Altered states of consciousness in art media: the role of the body in the actors work / Estados alterados de consciência em artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator
É cada vez mais comum a utilização de tecnologias nos processos comunicacionais em arte. Acoplamentos de próteses ao corpo e hibridização de linguagens cênicas se sucedem. Tais processos, em sua maioria, são realizados sob a perspectiva do diretor, do coreógrafo ou do crítico de arte. Aqui é proposta uma análise pelo corpo em ação no meio. O ob
Publicado em: 2008
-
10. Objetos imaturos : por uma arte objetual no contexto da artemídia
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre minha conduta criadora, apresentando os pressupostos, conceitos, ações, intenções e estratégias que participaram da instauração da proposição artística intitulada Objetos Imaturos. Esta tese explora a possibilidade de existência de uma arte objetual numérica, constituída a partir do deslocamento de proce
Publicado em: 2007
-
11. Derivas da comunicação: a cidade pelo olhar da artemídia
Deriva: modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade urbana: técnica da passagem rápida por ambiências variadas. Diz-se também, mais particularmente, para designar a duração de um exercício contínuo dessa experiência. Esta definição encontra-se em um manifesto de 1958, da Internacional Situacionista. Registrando com fotog
Publicado em: 2007
-
12. Ctrl+art+del: contexto, arte e tecnologia / Ctrl+art+del: contexto, arte e tecnologia
This work is a reflection about a new media art production which the context in different forms social, public, technological or economic is elemental part proposition. Interest us to explore what situations the technological art will act in quotidian questions and technology. Therefore, this way is supported initially in Nicolas Bourriauds theory Relational
Publicado em: 2007