Arte
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13. “Nenhum sentimento para defender algo, para proteger algo”. De como, segundo Nietzsche, a estética não pode substituir o conhecimento
Resumo: O artigo se ocupa da relação entre arte (ou estética) e conhecimento na Lição inaugural, no Nascimento da tragédia e n’A genealogia da moral de Nietzsche. Seu propósito é o de mostrar que, nesses escritos, Nietzsche não propõe que a arte possa substituir o conhecimento, ou, muito menos, anulá-lo. Em vez disso, a estética desempenha um p
Cadernos Nietzsche. Publicado em: 2022
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14. Elaborações do traumático através da arte: refúgio, cultura e memória
Resumo. Este artigo tem como objetivo trazer uma discussão sobre os eventuais traumas provocados pelas situações de refúgio, bem como sobre o potencial da arte em auxiliar na elaboração destes traumas. Partindo de uma interlocução entre psicanálise e teorias sociais críticas, desenvolvemos algumas considerações acerca da psicologia do trauma e so
REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Publicado em: 2022
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15. The impacts of visual Art Therapy for elderly with Neurocognitive disorder: a systematic review
RESUMO. O envelhecimento é caracterizado pela redução das funções físicas, cognitivas e emocionais, possibilitando múltiplas perdas na qualidade de vida do idoso. Como situação clínica que possui comum associação com o envelhecimento patológico, o transtorno neurocognitivo, anteriormente chamado de demência, vem-se tornando epidemiologicamente
Dementia & Neuropsychologia. Publicado em: 2022
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16. A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE ARTE PARA ATUAR EM CONTEXTOS PLURAIS
RESUMO Este texto apresenta resultados de um estudo documental sobre relatórios da prática de alunos da Licenciatura em Artes Visuais, com relatos de experiência que fundamentam escolhas metodológicas, em um espaço socializado sobre a diversidade de campos de atuação para o professor de arte, promovendo um campo reflexivo sobre decisões pedagógicas,
Cadernos CEDES. Publicado em: 2022
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17. ROMANTIC POETRY AND THE ART SYSTEM
RESUMO Este artigo é uma tentativa de conectar a emergência da observação de segunda ordem na filosofia crítica com a teoria da autonomia estética desenvolvida pelo primeiro romantismo alemão. Ao delinear a gênese de um sistema da arte autônomo a partir da recepção da filosofia crítica, minha intenção é mostrar como esses desenvolvimentos filo
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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18. Arte egípcia para brasileiros
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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19. A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes. Estudos de caso, em Portugal
Resumo Neste artigo reflito sobre as formas como certos projetos artísticos têm um papel importante a desempenhar na resistência às desigualdades, desafiando os sistemas políticos que falham na inclusão de refugiados e imigrantes. Apresento quatro estudos de caso, em Portugal, que cruzam investigação antropológica e arte participativa. Concluo, apre
REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Publicado em: 2022
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20. A crítica de Frederico Morais e a Semana de 22: Mário de Andrade, Núcleo Bernardelli, Rio de Janeiro e desejo de revisão histórica do modernismo no Brasil
Resumo Este artigo analisa as transformações na produção do crítico brasileiro Frederico Morais (Belo Horizonte, 1936) a partir do início da década de 1980, quando suas posições sobre quais rumos deveria tomar a arte brasileira tornam-se gradativamente menos incisivas, e o tom de seus textos, mais conciliatório. Um discurso mais palatável, em comp
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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21. Antropologia nas fronteiras entre religião e arte
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
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22. ARTE E ENSINO EM ESPAÇOS PLURAIS
Cadernos CEDES. Publicado em: 2022
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23. A fantasia decorativa da modernidade dos incultos, malcriados e desviados
Resumo A arte decorativa, com seu pressuposto de criar coisas de fantasia ornamental, costumou estar alijada dos debates sobre modernismos no Brasil, apesar de sua ação significativa para os processos de modernidade. Diante de sua natureza polissêmica, muitas manifestações de cunho popular podem estar nela incluídas, produzidas por atores ausentes da h
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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24. História, direito, política, música e arte: onde o povo brasileiro?
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022