Arte Virgem
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. “Os factos para apadrinhar a arte”: Thomas Georg Driendl e as pinturas da Matriz Basílica de Aparecida
Resumo: Este artigo tem como escopo as pinturas de milagres do forro da Matriz Basílica de Aparecida, mais conhecida atualmente como “Basílica Velha”. Esse templo foi edificado na segunda metade do século XIX para atender ao elevado número de romeiros que visitavam a localidade com o intuito de venerar a Virgem da Conceição Aparecida. A execução
Tempo. Publicado em: 2018-08
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2. REDE DE TEXTOS E IMAGENS E METAMORFOSES VISUAIS
RESUMO: O propósito [deste artigo] é procurar uma rede de imagens longínquas que estariam no espírito visual da pintura do conhecido mestre Ataíde - Manoel da Costa Ataíde -, que, entre 1800 e 1809, pintou a nave central da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, cujo tema condutor é a Assunção da Virgem. Estou falando de Memórias Longín
Educ. Soc.. Publicado em: 2018-01
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3. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Em meados da década de 1940, a psiquiatra Nise da Silveira organizou ateliês de pintura e modelagem com os pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II. A produção desses ateliês – hoje acervo do Museu de Imagens do Inconsciente – chamou a atenção de cientistas e intelectuais da época. O interesse suscitado pelas obras não se restringia à sua utilidade no tratamento psiquiátrico: elas também exemplificavam um novo conceito de qualidade estética e, ainda, assumiam papel central num debate político mais amplo, sobre o lugar do louco e da loucura na sociedade. É com esse pano de fundo que se desenrolam as análises do livro, dividido em três capítulos. O primeiro traça um panorama do modernismo brasileiro. O segundo aborda as influências teóricas contidas na noção de “arte virgem”, do crítico de arte Mário Pedrosa. E, por fim, o terceiro faz uma análise comparativa da categoria de “arte virgem” com a de “arte bruta”, do intelectual francês Jean Dubuffet, salientando as especificidades da experiência brasileira. O autor se detém a uma problemática histórica, estudando um período marcado tanto pela ebulição da “arte informal” quanto pelo questionamento das práticas psiquiátricas, de onde resultou o reconhecimento da “arte de loucos”. A partir daí arte e loucura combinaram-se de tal forma que, hoje, quase ninguém duvida do potencial dessa união. “Este é um livro para artistas e críticos de arte e para profissionais que lidam com a loucura e a arte”, recomenda o editor da coleção.
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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4. O corpo como matriz pedagógica
A conjuntura contemporânea alicerçada no saber capitalístico conflui para a inconsciência corporal que nos faz ver, sentir, saborear, ouvir, ser em/aos pedaços. A razão descorporificada legitima e legisla modos de ser e de viver socialmente e tem como desdobramento a desumanização das relações humanas, causando dor e sofrimento. O objetivo deste tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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5. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade
O artigo revela que, entre meados do século XVII e meados do XVIII, no meio eclesiástico das ordens religiosas (jesuítas, franciscanos, agostinhos, cistercienses, carmelitas etc.) e do episcopado, houve a adoção progressiva do símbolo imperial, a águia bicéfala, atributo do Império Cristão, do Sacro-Império Romano Germânico. Entretanto, em campo
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12
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6. Leonardo da Vinci and Giampietrino : Virgin nursing the child saint John the Baptist in adoration, of the Museu de Arte de São Paulo / Leonardo da Vinci e Giampietrino : a Virgem amamentando o menino e São João Batista criança em adoração, do Museu de Arte de São Paulo
The painting Virgin nursing the Child and Saint John the Baptist in adoration, of the Museu de Arte de São Paulo, attributed to Giovanni Pietro Rizzoli, known as Giampietrino points out relations with the productive scenario of the Lombard Cinquecento characterized by the presence of Leonardo da Vinci. However, by this painting we can amplify the possibilit
Publicado em: 2009
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7. A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951)
Neste artigo, argumento que na cidade do Rio de Janeiro, no período do pós-guerra, o programa estético modernista orientado para a construção nacional concorre com novo projeto estético fundamentado no universalismo das formas concretas. Tal mudança não ocorre devido às influências recebidas de movimentos de vanguarda estrangeiros ou nacionais, mas
Tempo Social. Publicado em: 2008-11
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8. Aspectos da pedagogia no século XVII : um estudo comparativo entre João Amós Coménio e Alexandre de Gusmão
O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções pedagógicas que embasam o pensamento de João Amós Coménio (1592-1670) e Alexandre de Gusmão (1629-1724). Para tanto, foram selecionadas suas obras de mais destaque, respectivamente: Didática Magna e Arte de Criar Bem os Filhos na Idade da Puerícia. Ambas foram elaboradas com uma finalidade: Comén
Publicado em: 2008
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9. Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros / Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros
Esta dissertação trata das Fotoformas, obra fotográfica produzida por Geraldo de Barros entre o final da década de 1940 e o início da seguinte. O conjunto é diversificado, pois possui imagens que podem ser vinculadas tanto ao Construtivismo, quanto a poéticas ligadas à revitalização do Expressionismo na arte internacional no segundo pós-guerra, ou
Publicado em: 2006
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10. Museu de Imagens do Inconsciente: considerações sobre sua história
Esse trabalho se propõe a recuperar, em parte, fatos importantes na história do Museu de Imagens do Inconsciente, além de fazer alguns apontamentos sobre a repercussão que obtiveram na imprensa da época as exposições realizadas pelo museu dentro do período da década de 40, mais especificamente em relação aos anos de 1947 e 1949, que foram signific
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2001-09