Arte Sacra
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13. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade
O artigo revela que, entre meados do século XVII e meados do XVIII, no meio eclesiástico das ordens religiosas (jesuítas, franciscanos, agostinhos, cistercienses, carmelitas etc.) e do episcopado, houve a adoção progressiva do símbolo imperial, a águia bicéfala, atributo do Império Cristão, do Sacro-Império Romano Germânico. Entretanto, em campo
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12
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14. Brasões da UFBA : estudo da informação em uma abordagem semiótica. / The UFBAs coat of arms : information study in a semiotic approach (BAHIA, Brasil).
Por meio do referencial teórico da Ciência da Informação, da Semiótica e Heráldica, com subsídios da teoria da Representação examina o universo imagético - constituído do brasão de armas da Universidade Federal da Bahia, das suas unidades de ensino, do Hospital Edgar Santos e Museu de Arte Sacra e órgãos suplementares da UFBA. O objetivo geral
Publicado em: 2009
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15. A representação de Santa Teresa D Ávila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira/Bahia e São Cristovão/Sergipe.
A pesquisa buscou analisar a representação de Santa Teresa DÁvila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo em Cachoeira, Estado da Bahia, e em São Cristóvão, Estado de Sergipe. Nesses templos, foram analisadas dezoito pinturas de forro que narram momentos da vida de Santa Teresa DÁvila e, consequentemente, da Ordem religiosa do Carmo. O estudo teve como
Publicado em: 2009
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16. Do conteúdo à expressão:: uma análise semiótica dos textos pictóricos de mestre Ataíde
No presente trabalho, analisamos cinco textos/telas do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, que retratou episódios da vida de Cristo, por meio da semiótica plástica ou visual, a qual constitui um desdobramento da semiótica greimasiana (ou francesa). O principal objeto de nossa investigação é o semi-simbolismo, definido como um tipo de relação sig
Publicado em: 2008
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17. Corpos e(m) imagens na história: questões sobre as mulheres católicas do presente
A presente pesquisa - inscrita como uma História do Tempo Presente - propôs uma reflexão crítica sobre as representações de gênero produzidas a partir das imagens sacras femininas e de como se inscrevem nos corpos das mulheres na contemporaneidade. Com o auxílio de referências teórico-metodológicos foucaultianos e outros suportes teóricos incorpo
Publicado em: 2008
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18. A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconoló
Publicado em: 2007
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19. Sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo : avaliação conceitual das intervenções 1925-1927 e 1938-1940 / Archeological Site of São Miguel Arcanjo: Conceptual evaluation of the Interventions - 1925-1927 and 1938-1940
Os remanescentes das reduções Jesuíticas dos Guarani dos séculos XVII e XVIII, formam um importante Patrimônio Cultural comum à Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Representam uma das etapas de maior influência na formação histórica das sociedades aí existentes. A Redução de São Miguel Arcanjo foi um dos trinta povos missioneiros da Provínc
Publicado em: 2007
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20. Preservação do Presepio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo : percursos metodologicos para a elaboração de um inventario cientifico
A pesquisa partiu da análise documental do exemplar pertencente Museu de Arte Sacra de São Paulo para promover o resgate das informações históricas que permitissem o traçado de diretrizes para sua conservação e preservação. Para tanto, o estudo tratou da revisão da documentação existente junto ao museu, que até o momento não havia sido sistema
Publicado em: 2006
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21. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII : estudos de caso
A presente tese analisa o papel das irmandades de clérigos seculares, na América portuguesa e em Portugal, como encomendadoras de obras artísticas ao longo do século XVIII. Procura-se demonstrar de que maneira organiza-se seu programa iconográfico até 1731 e como esse conjunto de imagens devocionais e pintura decorativa atende às necessidades polític
Publicado em: 2006
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22. Draw construction from the religious space / A construção do desenho a partir do espaço religioso
This Masters Project under the guidance of Professor Lygia Eluf Arcuri, originated from a series of drawings that have been developed since 1998. Some of them were selected for the presentation of this work. The work was divided into groups of images that deal with the drawing as a way to approach the other and myself, to my way of being in the world. The
Publicado em: 2006
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23. Imagem de vestir : revisão de conceitos atraves de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil / "De vestir" or "To be dressed" image: revision of the concepts of a comparative study among the Third Order Franciscans in Brazil
The research focuses mainly on the study of the "de vestir" or "to be dressed" images within the context ofthe Third Order Franciscans i11 Brazil, making a comparative study among the coastal orders or fellowships (Salvador, Recife, Rio de Janeiro and São Paulo) and the ones in Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, São João deI-Rei andDiamantina). The histor
Publicado em: 2006
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24. O espaço sagrado e o religioso na obra de claudio Pastro
Este trabalho em ciências da religião trata de arte e arquitetura, num campo especializado de ambas, que é a construção de espaços religiosos e a arte que nele se insere, abrangendo pintura, escultura, e o design de peças e mobiliário de seu interior. Mais especificamente estaremos tratando de arte e arquitetura sacras cristãs, contemporâneas, atra
Publicado em: 2005