Arte Renascentista
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. História, analogia e natureza em Novalis
Resumo Ao formular as três etapas do destino histórico do Ocidente em Cristandade ou Europa, Novalis oferece a promessa de uma síntese futura entre a Idade Média e o Iluminismo na figura do erudito alemão romântico. Nele, o entusiasmo científico e filosófico irá ao encontro do arrebatamento místico e poético, em vez de o combater. Ele reconciliar�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2020-12
-
2. Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror
Resumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, ape
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-06
-
3. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
-
4. Andreas Vesalius como neuroanatomista inovador renascentista: seu 5° centenário de nascimento
Andreas Vesalius (1514-1564) é considerado o Pai da Anatomia Moderna e um autêntico representante da Renascença. Seus estudos, baseados na dissecação de corpos humanos, diferiam dos de Galeno, que baseava seu trabalho em dissecação de animais, constituiu-se em um notável avanço científico. Reunindo ciência e arte, Vesalius associou-se a artistas d
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2015-02
-
5. Pode o conhecimento dar alguma alegria? Uma interpretação da "Melancolia I ", de Albrecht Dürer, a partir da "Ética" de Spinoza
Este artigo busca interpretar a gravura "Melancolia I", do renascentista alemão Albrecht Dürer, segundo o pano de fundo filosófico do pensamento de Spinoza. A ideia central é a de que, nessa gravura, haveria uma intuição artístico-filosófica pela qual Dürer foi levado a associar a tristeza melancólica à ideia de um conhecimento confuso e turvado p
Kriterion. Publicado em: 2014-12
-
6. Método e estilo, subjetividade e conhecimento nos ensaios de Montaigne
A característica mais notável da filosofia renascentista foi também o que tornou sua assimilação pela história da filosofia tão difícil: a interação entre forma e conteúdo, entre ideia e sua expressão. Tal resulta da tentativa de realizar outra inter-relação que lhe é ainda mais essencial: aquela entre teoria e prática, pensamento e ação. N
Kriterion. Publicado em: 2012-12
-
7. Os aparelhadores de cenas e a preceituação da prática cênica: uma reflexão sobre a obra de Sebastiano Serlio / The scene fitter and the preception of stagecraft: a reflection on the work of Sebastiano Serlio
Identificação e reconstituição das preceptivas da prática cênica no século XVI italiano a partir da análise exegética do \"Tratado sobre as cenas\", pertencente à obra Da arquitetura e Perspectiva do arquiteto e preceptor bolonhês Sebastiano Serlio. O esquadrinhamento dos três gêneros de cenas antigos - tragédia, comédia e sátira -, normatiza
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2011
-
8. A imagem do feminino : interfaces com vênus : uma leitura sociológica sobre gênero na arte
Neste trabalho, pretendi realizar uma abordagem sobre a imagem do corpo feminino, das suas relações com a arte, subjetividades nas relações sociais de gênero e de poder, contextualizando possibilidades e reflexões a partir da análise da representação renascentista do nascimento de Vênus por Botticelli. Por meio da pesquisa de imagens de Vênus, sej
Publicado em: 2011
-
9. A pluralidade da verdade em Erasmo / The truth plurality in Erasmus
Há uma tradição platônica entre os grandes leitores da obra de Erasmo de Rotterdam, o Príncipe dos Humanistas, que se concentra sobre a cuidadosa síntese feita pelo mestre para superar a ruptura entre fé e razão, através da compatibilização da erudição pagã à cristã em uma mesma doutrina que significasse, na polifônica Europa renascentista,
Publicado em: 2010
-
10. O teatro elisabetano como ativismo sociocultural / The elizabthan theatre as a sociocultural activism
A presente pesquisa objetivou realizar um estudo voltado para o período elisabetano (Renascimento inglês), neste focalizando a arte teatral como das mais fortes expressões de arte, sociedade e cultura. Nosso foco de problematização está na análise de até que ponto o teatro elisabetano teve participação efetiva na transição de uma visão de mundo
Publicado em: 2008
-
11. Tradução comentada da obra "Vida de Michelangelo Buonarroti", escrita por Ascanio Condivi / Annoted translation of the book "La vita di Michelangelo Buonarroti", written by Ascanio Condivi
This work is an annoted translation of the book La Vita di Michelangelo Buonarroti, written by Ascanio Condivi, which is a reference in Classic Arts historiography. In the development of this translation, a comparison of determinated aspects of both Vite di Michelangelo, one written by Giorgio Vasari and the other written by Ascanio Condivi is made. Among
Publicado em: 2008
-
12. Vt pictvra poesis : Dom Quixote e Dali / Vt pictvra poesis: Dom Quixote and Dali
Este trabalho procura analisar as imagens que o pintor espanhol Salvador Dalí realizou para a obra de Cervantes, Dom Quixote. O resultado é um livro ilustrado marcado por uma singularidade: desde sua primeira edição, em 1945, novas imagens foram incorporadas com concessão de total liberdade aos editores para distribuí-las nos volumes, de forma que cada
Publicado em: 2007