Arte Moderna Sec Xxi Teses
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Imagens de memória: esquecimento na contemporaneidade
A arte, ao misturar-se com a vida, atende ao dever de memória exigido após a Shoah e desenvolve estratégias diante do desafio da representação da catástrofe. Para isso, é fundamental compreender a relação complexa com a temporalidade pela qual passou o século XX até chegar à cultura de memória e à abertura dos arquivos proibidos. Se a história
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
-
2. Algumas aproximações entre o humor e a arte e o inventário das ideias feitas
This dissertation explains about humor on visual arts, looking through references such like Flaubert, Baudelaire, Jonathan Swift, Antoine Compagnon, George Minois, José Guadalupe Posada, Maurizio Cattelan, Freud, Escarpit, Bergson, Manet, Duchamp, Barthes, Breton, in order to analyse the works of the artists Guto Lacaz, Francis Alÿs e Zbiegniew Libera. Als
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
-
3. Dispositivo expositivo
A partir dos campos fronteiriços da curadoria, da expografia e do design gráfico, este projeto de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas e dos elementos formadores da cadeia expositiva (artista-curador-espectador). Como objeto de estudo e ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/11/2011
-
4. Por um conceito do político na arte contemporânea: o fator Santiago Sierra
Esta tese interroga a questão do político na arte contemporânea. O trabalho do artista Santiago Sierra constitui o foco de interesse da pesquisa, na qual são abordados, principalmente, os seus trabalhos reunidos sob a expressão estética remunerada. Alguns dos trabalhos que desenvolvi como artista durante o período do doutorado são considerados como p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
-
5. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
-
6. A dinâmica do jogo em alguns procedimentos da arte
O presente trabalho trata de aproximar minha produção artística de uma investigação teórica em torno das artes visuais frente às literárias. As relações de uma palavra e imagem aqui são tratadas a partir do conceito do jogo e sua dialéticas resultantes, das relações de temporalidade e especialidade na arte e na literatura, e da escrita descriti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
-
7. Rumos da pintura na era da imagem técnica
Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após a desconstrução dos seus paradigmas no século anterior. Trata-se de um exercício tanto crítico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
-
8. Comunicação estética na arte contemporânea: mediação e institucionalidade / Aesthetic communication in contemporary art: mediation and institutionality
Este texto reflete sobre os processos de comunicação constituidores da relação obra-espectador, tratando a mediação em sua forma ampliada. A recepção de uma obra se organiza por inúmeros canais comunicativos equivalentes aos vários modos possíveis de sua presença. Esses vetores são permeados por fatores que envolvem o público a partir do ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
9. Entre Lapinha da Serra e o Mata Capim: fotografia e relações de trocas simbólicas
A presente dissertação analisa os procedimentos que permeiam uma experiência artística em que a fotografia é utilizada como meio de interação e trocas simbólicas com indivíduos ou grupos. Tal análise, busca percorrer os meandros da criação, passando pela sua elaboração conceitual, seus procedimentos de inserção/interação e sua constituiçã
Publicado em: 2010
-
10. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
-
11. Lembrar para esquecer: Transitoriedade e criação
Este texto é resultado de uma pesquisa que venho realizando desde agosto de 2006, tendo como objeto de estudo a procura das raízes de minha prática artística. Busco um aprofundamento teórico das reflexões relativas aos aspectos que envolvem meu processo de criação: tempo, esquecimento e memória. Para desdobrar e ampliar estas questões, recorro à a
Publicado em: 2008
-
12. Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
This research is based on Joseph Kosuth writings. He is an American plastic artist and is considered one of the most influent in the contemporary art movement, known as Conceptual Art. Among all of the conceptual artists, he was one who most dedicated his thoughts to the construction of consistent theoretical bases to the delimitation of this movement. He pr
Publicado em: 2007