Arte Moderna Brasil
Mostrando 1-12 de 99 artigos, teses e dissertações.
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1. A memória da poesia modernista
RESUMO Nos anos 1920, os modernismos brasileiros revelavam estratégias não apenas de ruptura com a tradição, mas também de continuidade, como apontam suas relações com a elite aristocrática do café (patrocinadora da Semana de Arte Moderna) e também com o romantismo (especialmente, o de José de Alencar). A construção da memória modernista sobre
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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2. A reinvenção da Semana e o mito da descoberta do Brasil
RESUMO A consagração da Semana de Arte Moderna pela história cultural é fenômeno que data da década de 1940. O artigo analisa a reinvenção discursiva da Semana por meio dos escritos de Tristão de Athayde, Lourival Gomes Machado, Luís Martins, Ruben Navarra, Robert C. Smith e Nestor Victor, entre outros críticos. Aponta-se a correspondência episte
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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3. O BRASIL EM CANÇÕES
RESUMO Pensar o Brasil através de um percurso pela música brasileira é a proposta do presente texto. A herança da Semana de Arte Moderna de 1922 questiona não apenas sobre o modernismo, mas também como se pode pensar o Brasil e sua cultura específica. Através de métodos de leitura e análise utilizados nos estudos que relacionam teologia e literatur
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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4. ANTROPOFAGIA E TEOLOGIA
RESUMO 2022 é marcado por duas comemorações importantes no Brasil: os 200 anos de sua independência (dia 7 de setembro) e os 100 anos da Semana de Arte Moderna (13-17 de fevereiro). Embora remetam a eventos distintos, essas comemorações são uma ocasião favorável para de novo perguntar-se sobre o Brasil e os brasileiros, sua história, identidade, de
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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5. Outras vias entre as vanguardas brasileiras e argentinas nos anos 1920
RESUMO O ensaio revela Menotti Del Picchia e Luís da Câmara Cascudo como pioneiros no diálogo entre vanguardistas brasileiros e argentinos. Del Picchia é autor do primeiro artigo sobre a revista Martín Fierro e sobre Oliveiro Girondo no Brasil, em 1925, proporciona a primeira menção à Semana de Arte Moderna na Argentina, no mesmo ano, e ainda escreve
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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6. Posteridades de Limite no cinema brasileiro
RESUMO Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimens
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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7. “EU VOS QUERO ALTERADOS POR UM TROPICAL AMOR DO MUNDO”: ARTE MODERNA, POVO E ESPIRITUALIDADE NO ITINERÁRIO DE MÁRIO DE ANDRADE
RESUMO No artigo a seguir, destacaremos em largos traços dois marcos do itinerário intelectual-existencial de Mário de Andrade, que constituem passagens para dimensões axiais de sentido, em consonância com a travessia histórica do Brasil contemporâneo, a saber: passagens para a modernidade e a coletividade. No itinerário de Mário, cada uma dessas pa
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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8. THEODOR HEUBERGER, KUNSTHÄNDLER: ENTRE PREDILEÇÕES ARTÍSTICAS MODERNISTAS E A PROPAGANDA NAZISTA NO BRASIL (1924-1942)
RESUMO Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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9. A SEMANA DE CEM ANOS
RESUMO Às vésperas de seu centenário, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, se torna definitivamente uma efeméride nacional. A história dessa consagração, porém, é tortuosa e escrita por diferentes frentes de ação. Quase cem anos depois do evento - narrado pela sua fortuna crítica como, paradox
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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10. LITERATURA BRASILEIRA DE ESQUERDA
Resumo: A gênese e desenvolvimento da literatura de esquerda no Brasil está intimamente ligada aos obstáculos e dilemas encontrados durante a evolução do país, e também é inseparável de movimentos políticos internacionais e correntes intelectuais. Da abolição da escravatura e colapso do império, no século XIX ao estabelecimento e retorno da dit
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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11. O COUP DE TÊTE DE MANET: OS SEGREDOS ESCONDIDOS EM PLENA LUZ DO DIA
RESUMO A arte moderna teve início com Le Déjeuner sur L’Herbe (1863), de Édouard Manet. Alguns poucos estudiosos sugeriram que seu ímpeto em se desvencilhar da tradição derivava de reminiscências de sua viagem ao Brasil, em 1849. Essa interpretação é rechaçada pela maioria e pelo establishment dos museus, apegados a uma origem clássica e france
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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12. VIVER DE ARTE ENTRE O BRASIL E A EUROPA: O “ESQUEMA PEDRO AMÉRICO”
O artigo examina o “esquema Pedro Américo”, que esteve na origem de um novo padrão de consagração no ambiente artístico do Rio de Janeiro, implicando constantes idas e vindas do Brasil à Europa, possibilitadas, sobretudo, por encomendas de grandes obras com motivos patrióticos. Esse esquema foi reproduzido com regularidade entre as décadas de 187
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 27/06/2019