Arte Mediacao
Mostrando 1-12 de 91 artigos, teses e dissertações.
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1. AÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇOS CULTURAIS: PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICAS EM DEBATE
RESUMO O texto visa problematizar as categorias aprendizagem e mediação no tocante ao acesso de pessoas com deficiência nos espaços culturais. O objetivo é desvelar a especificidade da aprendizagem na formação artística e estética, versando também sobre arte, atividade e acessibilidade a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e Pe
Cadernos CEDES. Publicado em: 2022
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2. RECEPÇÃO COMO ELO DA OBRA DE ARTE COM O MUNDO E COM A HISTÓRIA
RESUMO Baseado na compreensão do artista Marcel Duchamp de que o público conecta a obra artística com o mundo exterior e, ao fazê-lo, contribui para sua incorporação pela história da arte, o presente texto procura delinear a cadeia na qual esse ato de recepção se inscreve. Para isso, recorre a análises provenientes de diferentes campos, a saber, da
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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3. Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações
Resumo: A pesquisa apresentada neste artigo é parte da dissertação de mestrado ‘Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas’. A partir da análise de sessões do programa No Colo, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, buscou-se compreender a inclusão de bebês nos programas de educação em museus de arte. Com base na investigaç
Educ. Real.. Publicado em: 11/11/2019
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4. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
RESUMO A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela
Educ. rev.. Publicado em: 2018-04
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5. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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6. O teatro que corre nas vias
A partir de uma metodologia experimental, construída junto ao grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (POSGEO/UFBA), e suas experiências como ator e diretor de teatro, o autor faz misturar temáticas ligadas à geografia humana e cultural, à arquitetura e ao urbanismo e à fenomenologia. Seu foco é pensar como o teatro poderia fazer os artistas se relacionarem com o lugar, sendo este um espaço de negociação, de pertencimento, de troca, de afeição e mediação, sobretudo com quem vive o lugar. A intervenção viária como essência do corpo-lugar e do lugar-cênico traz aos estudiosos da arte urbana uma alternativa à categoria “teatralidade”, pois a noção de que o artista, ao deslocar seu corpo-lugar, apropriando-se do espaço urbano através de intervenções viárias, pode produzir lugares-cênicos na cidade.
Autor(es): Brito, Marcelo Sousa
EDUFBA. Publicado em: 2017
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7. A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica
Resumo O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pe
Cad. Pesqui.. Publicado em: 2016-12
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8. O retorno ao passado em Barco a seco e o jogo de construção e desconstrução narrativa
Resumo O artigo realiza uma análise do livro Barco a seco (2001), de Rubens Figueiredo, tendo como foco o conflito entre as diversas narrativas que são construídas no interior do romance a partir da mediação do protagonista Gaspar Dias. O conflito se dá em torno do desejo de Gaspar de retornar ao passado e construir diversas narrativas baseadas em prec
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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9. Aprendiz circense e contemplador: olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento
Resumo Este artigo se propõe a apresentar de que forma a arte circense, compreendida como atividade criadora e experiência estética, amplia as possibilidades de “ser” do aprendiz. Tendo uma compreensão teórica da constituição do sujeito como sendo processo sempre inacabado, discutimos como o “acabamento provisório” ofertado pelo contemplador
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2016-04
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10. A zona hiporréica e as suas funções: revisão e estado da arte da pesquisa na região neotropical
ResumoA zona hiporréica, como ecótono de ligação entre a superfície e as águas subterrâneas, é parte funcional seja dos ecossistemas fluviais seja das águas subterrâneas. As características hidrológicas, as características químicas, biológicas e metabólicas são específicas desta zona, não pertencendo verdadeiramente nem a superfície nem �
Braz. J. Biol.. Publicado em: 25/09/2015
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11. Ter 20 Anos em 2015: uma experiência exemplar de mediação teatral
Resumo: Este artigo apresenta uma primeira análise dos impactos pedagógicos resultantes de uma experiência de mediação teatral realizada ao longo de cinco anos no Quebec. Os dados produzidos junto a dez jovens de Montreal, participantes do projeto Ter 20 Anos em 2015, dão uma visão da riqueza e da complexidade do dispositivo criado para permitir-lhes
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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12. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença)
Na função de um texto físico, conceitual e operatório, que utiliza a filosofia da diferença e as teorias da tradução literária e poética, defende-se a seguinte tese: em termos educacionais, o conceito de diferença pura possibilita pensar uma didática da tradução. Dispõe-se essa didática na cena dramática da aula, sua zona prática e proximal
Pro-Posições. Publicado em: 2015-04